segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Ivorypress e as editoras de livros de artista

O livro de artista é um objeto de valor incomensurável, quer pelo nível de complexidade criativa como pela quantidade limitada da sua reprodução. Muitos são produzidos em apenas um exemplar e podem variar em forma e conceito. 

E, embora o setor editorial apresente um vasto catálogo ao nível da diversidade e cada editora se segmente num mercado e em géneros distintos, há empresas difundidas mundialmente que se focam, quase exclusivamente, aos livros de artista. 

A Ivorypress é um exemplo disso mesmo. 


Fundada em 1996 em Madrid, o projeto abrange atualmente um amplo leque de áreas e atividades no âmbito da arte contemporânea desde possuir um espaço para exposições, uma livraria, consultoria e curadoria de exposições de arte, serviços editoriais até produções audiovisuais e de educação (Ivorypress, s.d.).

O projeto começou com uma pequena secretária e um telefone, mas os relatos que Elena Ochoa Foster, a CEO e curadora da Ivorypress, conta demonstram que os 25 anos deste projeto – celebrados este ano – envolveram muita ação (El País, 2021).

A sua coleção de livros de artista consiste em peças criadas por mais de oitenta artistas, nacionais e internacionais, com obras mais antigas – fundamentais para a história dos livros de artista – bem como exemplos mais recentes. A coleção é um reflexo da paixão de Elena Ochoa Foster por estes objetos, reunindo algumas das peças mais originais produzidas desde o século XIX até aos dias de hoje (Ivorypress, s.d.).


Um aspeto importante da coleção Ivorypress é garantir a restauração e conservação adequadas destas peças históricas. Para isso, contam com a ajuda de profissionais qualificados em todas as áreas da conservação de livros e constroem móveis adaptados para o correto armazenamento, caixas de conservação próprias para cada peça e até recorrem à utilização de materiais que garantem a melhor e maior durabilidade das edições (ibidem).

Neste vídeo, Elena Ochoa Foster revela quais são para si os aspetos fundamentais para a produção do livro de artista e quais os critérios a que recorre para selecionar as peças mais indicadas para expor na Ivorypress:



Embora pequena, mas com uma influência global, a Ivorypress é um projeto de uma vida para Elena, que assume ser perfecionista, tanto consigo como com os seus artistas. Recentemente, em entrevista ao El País (2021), explicou que alguns autores negaram fazer o seu livro de artista, mas que continuou a insistir até que eles vissem que não havia limitação de tempo, materiais ou custos, resultando em projetos que, por vezes, demoram anos para ser terminados. A Ivorypress nunca diz que não a um artista, mas também não aceita um não como resposta. Elena acredita ser “como um instrumento. Sou uma ponte, uma agitadora, para levar o artista ao seu limite” (Financial Times, 2021).

E o mundo fica-lhe grato por isso.

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Ivorypress. (s.d.). Artists’ Books Collection. Consultado em 30 out. 2021. Disponível em https://www.ivorypress.com/en/art/artists-books/

Financial Times. (2021). Elena Ochoa Foster — ‘I am an agitator, to push the artist to go to their limit’. Consultado em 2 nov. 2021. Disponível em https://www.ft.com/content/32e5278e-6d0d-4cea-928e-4b8215448c7c

El País. (2021). Ivorypress, el arte de hacer libros. Consultado em 2 nov. 2021. Disponível em https://elpais.com/cultura/2021-04-04/ivorypress-el-arte-de-hacer-libros.html

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