No 1oº Encontro de Tipógrafos, que aconteceu em Matosinhos, conheci o trabalho do Estúdio de Design Britânico MuirMcNeil fundado pelos designers Paul McNeil e Hamish Muir, ambos com portfólios impressionantes e expansivos em tipografia/design gráfico, adquirindo uma abordagem inovadora e única para criar a sua própria linguagem visual.
Neste encontro, o Designer Hamish Muir, apresentou o projecto para a capa Eye Magazine nº 94.
Estes designers desenvolveram um método sistemático/algorítmico para criar 8 000 composições únicas utilizando os sistemas modulares tipográficos TwoPoint e TwoPlus.
TwoPlus
é um sistema modular tipográfico e surge como
desenvolvimento do sistema TwoPoints, elaborado pela dupla em 2014. No TwoPlus
as letras individuais operam como componentes variáveis dentro dos sistemas
visuais diferenciais. Os caracteres são projetados para interagirem entre si e
com os da TwoPoint, oferecendo uma enorme variedade de possibilidades visuais.
As letras e e Y foram compostas usando fontes da coleção TwoPlus
A capa e contracapa do Eye 94, é um dos 8 000 diferentes grafismos numerados e impressos numa impressora HP Indigo 10000 utilizando HP Mosaic, um software que gera automaticamente um número ilimitado de módulos exclusivos com base num padrão fixo. Esse padrão é o elemento central do processo. A tecnologia HP Mosaic usa um algoritmo para criar módulos baseados neste padrão.
Para originar o padrão base, Hamish Muir produziu uma série de composições onde as letras e e y são compostas utilizando as fontes da coleção Two Plus, a palavra "eye" é repetida em incrementos fixos e deslocada em três camadas para formar uma matriz de formato quadrado, e cada camada é definida numa fonte diferente dos tipos de letra TwoPoint e TwoPlus.
Apartir deste padrão original os designers utilizaram cerca de 76 espessuras de fonte em cada uma das três camadas, deslocadas lateralmente em distâncias proporcionais ao tamanho e espacejamento das letras.
Para estabelecer uma gama de variações visualmente coerente em todo o sistema, definiram uma série de parâmetros dentro dos quais, o software Mosaic da HP foi usado para dimensionar, rodar, alterar a paleta de cores, posicionar e cortar secções de cada padrão. Duas destas secções foram escolhidas, cortadas, e posicionadas no layout das capas para finalmente procederem à produção das 8 000 capas e contracapas numeradas com saídas de design exclusivas. Assim, cada revista tem um número de série gravado na capa, adquirindo importância de um objecto único.
Sem comentários:
Enviar um comentário