quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Pedro Leal - Type Designer



Pedro Leal é licenciado em design gráfico e publicidade pela ESEIG-Escola Superior de Estudos Industriais e de Engenharia em Vila do Conde, e reside no Porto. Em 2010, formou-se em design de tipos na ESAD (Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos) e começou a trabalhar no DSType Foundry.
O DSType é uma fundição de tipos independente, fundada em 1994. Trabalharam com algumas das empresas, marcas e publicações mais reconhecidas do mundo, criando um catálogo extenso e abrangente de tipos de letra de alta qualidade. Receberam inúmeros prémios, incluindo um Certificado de Excelência em Design de Tipo pelo Type Directors Club.

Este type designer usou o FontStruct, em 2008, para criar um tipo de letra em pixel Minimal de 8pt (514 glifos). Em 2010, criou a família tipográfica Mafra no DSType Foundry. Um pouco mais tarde, criou Mafra Display (2010; + Médio, + Preto). A nível de tipos de letra de alto contraste, criou Apud e Apud Display (2010, DSType).


Tipos de letra de 2011: Penna (2011) é um sistema do tipo caligráfico, Braga (2011, Dino dos Santos e Pedro Leal, DS Type) é uma família de fontes em camadas. 


Tipos de letra de 2012: Projetou User, User Stencil e User Upright, uma família de tipos “monospaced” com 30 estilos, de Hairline a Bold, Solido (2012, com Dino dos Santos, DS Type). Criou ainda a família sans Global, que tem um site próprio, que é designada por The Global Font. Em 2013, criou o tipo de letra Global Stencil.


Tipos de letra de 2013: Dino dos Santos e Pedro Leal publicaram a Diversa, um conjunto de nove fontes muito diferentes que são unidas em conjunto para que as letras possam ser trocadas e substituídas à vontade. Criou também Aparo, um tipo mais caligráfico, que mantém as características dos scripts de caligrafia mas que tem um toque especial de uma fonte contemporânea.


Tipos de letra de 2015: Dino dos Santos e Pedro Leal publicaram Jules e Jules Text no verão de 2015. Ecra é um tipo de letra serifada, também feita em 2015. Viska (2015, de Dino dos Santos e Pedro Leal) é projetada especialmente para text type. TCF Zellige (2015, TypeCult) é um tipo de letra modular inspirado nos ladrilhos que podem ser encontrados no sul da Europa e no norte da África, Rudo e Rude Slab que exibem muitos traços humanistas: Rude ExtraWide, Rude Icons, Rude SemiCondensed, Rude SemiWide, Rude Wide, Rude, Rude Condensed, Rude ExtraCondensed, Rude Slab, Rude Slab Condensed, Rude Laje ExtraCondensada, Laje Bruta ExtraWide, Laje Bruta SemiCondensada, Laje Bruta SemiWide, Laje Bruta Larga, Laje Bruta, Laje Bruta Condensada, Laje Bruta ExtraCondensada, Laje Bruta ExtraWide, Laje Bruta SemiCondensada, Laje Bruta SemiWide, Laje Bruta.


Tipos de letra de 2016: Oposta (estilo italiano, ocidental, levado ao extremo estético; recebeu o Prémio de Excelência em Artes da Comunicação em 2017), Ardina, uma família de tipos com três tamanhos ópticos.


Tipos de letra de 2017: Scrittore (uma bastarda italiana escura e pesada influenciada pela mão conectada de Giovanniantonio Tagliente e Civilité de Robert Granjon; na DS Type), Zart (um didone preto efervescente voluptuoso). Fusta (um tipo de letra inspirada em madeira), Ordem (Capitalis Monumentalis contemporânea de baixo contraste).


Tipos de letra de 2018: Glitched (uma fonte de espaçamento variável experimental), Striver (uma fonte de exibição curvilínea contrastada e nítida), Certo Slab e Certo Sans, Foreday (uma família de fontes prospectiva com fontes variáveis associadas, inclui sans serif, serif, semi-sans e semi-serif), e por fim Perfil (um script high-end inline e swashy).


Tipos de letra de 2019: Akut (um tipo de letra puramente angular com alguns cantos arredondados), Denso (de Dino dos Santos e Pedro Leal: uma ótima fonte variável condensada com eixos de peso, serifada), Jornada (uma família de vários estilos com um Fraktur, uma chancelaria, um estilo de livro chamado Libro, um serif de texto de notícias, um sans limpo, um serif de laje, um espaço aeroespacial e um script de caligrafia, tudo isto numa família apelidada de pós-punk higiénico por Pedro Leal).



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