A propósito da primeira bienal de design do Porto, numa cidade cuja valorização do design tem crescido exponencialmente (recordemos o desenvolvimento da aclamada marca "Porto."), proponho uma reflexão sobre uma das exposições aí inseridas.
Millennials - Design do Novo Milénio, com curadoria de José Bártolo, procura explorar a forma como o design tem sido reinventado no presente século através das tecnologias e tem permitido uma interatividade sem precedentes, agora explorada através das próprias peças. Aos visitantes é proposto que se relacionem com as obras para as entenderem. A comunicação gráfica ganha um novo sentido, um novo fim, uma nova dimensão, virtual, que funciona como um "admirável mundo novo" de oportunidades de exploração do design.
Tendo como ponto de partida esta exposição, pretendo destacar o trabalho da designer gráfica Rita Matos. Formada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, a artista tem desenvolvido de forma consistente um trabalho bastante interessante na experimentação da tipografia. Entre outros, desenvolve com maior frequência peças de comunicação para artistas no ramo da música (como Moullinex e Xinobi, o coletivo portuense XXI), concertos ou festivais. O seu trabalho é caracterizado precisamente pela exploração das propriedades gráficas da letra, pela sua deformação, pelo desafiar dos cânones da representação com carácter informativo (nomeadamente de cartazes de eventos) ao recorrer ao aparente caos e desorganização, atingindo no final uma composição que nunca passa despercebida. Uma jovem artista que tem conquistado os olhares internacionais, foi também já nomeada em sites como o Typeroom, dedicado à tipografia e artes gráficas, desenvolve, além de peças gráficas estáticas, com fins mais tradicionais como a impressão, trabalho na área da animação tipográfica.
Em baixo, alguns dos seus trabalhos.
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Flesh, Brand Identity 2019 |
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Cartaz Evento XXI 2017 |
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Single Discotexas 2019 |
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