quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Movimento Dadaísta

 O movimento Dadaísta surgiu em 1916 na cidade de Zurique. Este movimento nasce a partir de jovens escritores, poetas e artistas plásticos franceses e alemães que, se tivessem permanecido nos seus países, teriam subi convocados para o serviço militar.

A palavra Dada foi descoberta acidentalmente por Hugo Ball e por Tzara Tristan num dicionário alemão-francês. Dada é uma palavra francesa que significa na linguagem infantil “cavalo de madeira”. Esse nome que não fazia sentido, assim como a arte, que perdera todo o sentido diante da irracionalidade da guerra. A proposta do Dadaísmo era de que a arte ficasse solta das amarras nacionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionado e combinando elementos por acaso. O Dadaísmo foi o movimento da negação, negava qualquer cultura, defendia o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos e surge quase como uma forma de protesto.

Na minha opinião, com toda esta desordem era criada uma total mancha coerente, dentro da desordem desejada. 

Se o Dadaísmo nгo professa um estilo específico nem defende novos modelos, aliбs coloca-se expressamente contra projetos predefinidos e recusa todas as experiências formais anteriores, é possível localizar formas exemplares da expressгo dada.


Marcel Duchamp surge nas artes visuais, manifestando um espirito que caracteriza o Dadaísmo. Ao transformar qualquer objeto escolhido ao acaso em obras de arte. Duchamp realiza uma crítica radical ao sistema da arte.

Assim, objetos utilitários sem nenhum valor estético em si, são retirados do seu contexto original e elevados á condição de obra de arte ao ganharem uma assinatura e um espaço de exposição, museu ou galeria. 

Com isto Marcel Duchamp  cria o movimento ready made ou em Francês objet trouvé. Uma das obras que fazem parte deste movimento associado ao dadaísmo é a Roda da bicicleta acoplada em um banco, e data de 1913. Esse tipo trabalho com mais de um objeto e que sofre interferência do artista foi chamado de ready made refificado.




A Fonte é o ready made de maior importância na história da arte. Concebida em 1917, essa obra consiste em um mictório (ou urinol) de porcelana branca. Ela foi exibida em uma exposição no mesmo ano de sua criação e apresentada sob o pseudônimo de R. Mutt.





O dadaísmo foi um movimento pertencente às vanguardas europeias que pretendia trazer ironia, contestação e negação da própria arte. Foi a maneira que os artistas conseguiram expressar a indignação perante os absurdos cometidos na Primeira Guerra Mundial e outros eventos do começo do século.

Eles pretendiam romper com a arte tradicional, causar estranhamento e surpresa no público. Assim, os ready made serviram como um recurso ideal nesse sentido, pelo seu caráter irracional e sarcástico.


Sem comentários:

Enviar um comentário