quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Atelier Fornasetti

 Nascido em Milão, o pintor, escultor e designer de interiores, famoso por imprimir em inúmeros objetos a cara de Lina Cavalieri (cantora de ópera), Piero Fornasetti transformou-se num ícone do design onde a arte e a técnica são intemporais. Conta com mais de 11 mil criações e em todas estão o reflexo das características que o consagram: o humor, a irreverência, ousadia e surrealismo, fazendo dele um especialista em técnicas de impressão, aplicando-as em objetos usuais e trazendo arte à vida quotidiana.

Com 37 anos fundou o Atelier Fornasetti, que rapidamente se destacou internacionalmente pelo design e decoração de peças de mobiliário finamente trabalhadas, uma oficina extravagante, cheia de ideias e objetos que ganham vida todos os dias. De forma surreal e espirituosa, o artista pintava à mão a superfície de móveis, utensílios de mesa, têxteis e até mesmo salas inteiras.

Sem seguir as regras comuns de um designer modernista, o seu nome acaba por ser deixado um bocado de parte na história do design italiano, mas em contrapartida, a extraordinária gama de produtos por ele produzidos atesta a popularidade assim como a sua imaginação.

Viveu até 1988, que foi quando o seu filho, também designer Barnaba Fornasetti continuou o seu legado com uma equipa dedicada a trabalhar em madeira, cerâmica, pintura e envernizamento que transformou o Atelier num laboratório de criatividade e inovação, fazendo com que 20 anos após a morte do artista, as suas peças contem como um importante capítulo da história do design. 

A maioria dos móveis e objetos produzidos no mesmo são verdadeiras reedições dos modelos originais criados por Piero, reinvenções de Barnaba usando elementos decorativos e imagens encontradas no gigantesco arquivo do seu pai, evoluções da sua produção exclusiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário