sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Livro de artista – Bibliotecas

A temática Livro de Artista entrou este ano na minha vida, em início da pandemia com dois cursos online: Entre ser um e ser mil, o livro como espaço poético - ministrado pela artista e educadora Edith Derdyk e Livro-Álbum, leitura, análise e apreciação, ministrado pela editora e tradutora Daniela Gutfreund. Estes encontros, entre outras vivências me levaram ao Mestrado em Práticas Tipográficas e Edições Contemporâneas.

Tudo é muito novo, mas desde este começo me interessou o Livro de artista como uma obra de arte poética em si, acessível e como obra que circula, daí querer conhecer como funcionam os espaços de encontro com este tipo de arte: bibliotecas, coleções, livrarias e feiras.

Em 2020, um ano em que vivemos boa parte dele através do ecrã, este conhecer de forma física teve de ser adiado. Ao mesmo tempo me levou a colecionar páginas online de acervos a respeito do tema.

Em 25 de novembro de 2020, a Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais promoveu o Encontro Online Acervos Especiais – Coleções de Livro de Artista tendo como convidados o professor, artista e investigador Amir Brito Cador e a bibliotecária documentalista Sabrina Rodrigues Fonseca.

Boa parte da conversa girou em torno do acervo da Coleção Livro de Artista da Universidade Federal de Minas Gerais, a primeira coleção em uma biblioteca de universidade pública no Brasil. Em atividade desde 2009, a coleção possui hoje em torno de 1600 livros, sendo o maior acervo público de livros de artista da América Latina. 

Entretanto, Amir Cador inicia sua fala dando a conhecer uma série de Coleções de Livros de Artistas em Bibliotecas de Arte ou espaços especializados nos Estados Unidos e na Europa. Apresenta diferentes possibilidades de critérios para a construção de cada acervo e de acesso ao mesmo, seja de forma física ou online.

Já Sabrina Fonseca explana sobre as particularidades da catalogação de um acervo de livro de artista, como se dá o acondicionamento das obras e a acessibilidade por parte do público.

Foi uma conversa muito rica sobre o tema e listo aqui abaixo as coleções mencionadas, os links para as mesmas e o link para o vídeo da conversa.

Coleção livro de artista – UFMG
https://colecaolivrodeartista.wordpress.com/

Clive Phillpot e a Coleção de livro de Artista do MoMa
Exposição A Century of Artists Books
https://www.moma.org/calendar/exhibitions/439

Franklin Furnace
http://franklinfurnace.org/

Printed Matter
https://www.printedmatter.org/

Guy Schraenen
https://www.guyschraenenediteur.com/

Weserburg Center for Artist´s Publications
https://weserburg.de/zentrum/

Reina Sofia
https://www.museoreinasofia.es/biblioteca-centro-documentacion/coleccion-biblioteca-libros-artista

Fundação Serralves
https://www.serralves.pt/institucional-serralves/edicao-de-artista/

Biblioteca de Arte Gulbenkian
https://gulbenkian.pt/biblioteca-arte/escolhas-da-biblioteca/livros-de-artista/

Tipo.pt
http://tipo.pt/

Queensland State Library
https://www.slq.qld.gov.au/research-collections/art-and-design/australian-library-art/artists-books-collection

Bibliothèque Kandinsky
http://bibliothequekandinsky.centrepompidou.fr/CDA/portal.aspx?INSTANCE=incipio&PORTAL_ID=portal_model_instance__livres_d_artiste.xml&SETSKIN=INCIPIO

Frac Bretagne
https://www.navigart.fr/fracbr-mea/artworks

Cabinet du Livre d´artistes
https://www.sites.univ-rennes2.fr/arts-pratiques-poetiques/incertain-sens/fonds_cla.htm

Centre des livres d´artistes
https://cdla.info/

Encontro on-lin Acervos Especiais – Coleções de Livro de Artista
https://youtu.be/7As7ICpzauk


Sem comentários:

Enviar um comentário