quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Entrevista com o Defunto

 INT. ESTÚDIO DE TELEVISÃO


Dois homens estão sentados em poltronas. O homem da esquerda é encorpado e baixo, e veste um fato à sua medida, o homem da direita tem um aspecto cadáverico. Diante deles está uma plateia. O homem da esquerda é o primeiro a falar.





ENTREVISTADOR (ENTR.)

Sejam bem vindos ao “Conversas com o Defunto”. Hoje temos o prazer de receber o famoso pintor Egon Schiele.

 



EGON SCHIELE (E.S)

Onde é que eu estou? O que se passa? Porque estou tão magro?

 


ENTR.

Então, está numa entrevista, 102 após a sua morte

 


E.S

Como é que isso é possível?

 


ENTR.

Os nosso técnicos inventaram uma engenhoca bem jeitosa. Podemos voltar à entrevista?

 


E.S

Sim, sim claro. Peço imensa desculpa a si e ao vasto auditório que nos acompanha. Continue.

 


ENTR.

Gostaria de começar pela sua infância. Foi nesse tempo que descobriu o seu gosto pela pintura e pelo desenho?

 


E.S

Sabe, o meu pai trabalhava na Imperial Royal Austrian State Railways. Uma companhia de comboios. Eu desenhava os comboios, para não ter que fazer os outros trabalhos para a escola.

Como não era um estudante muito dedicado, apenas gostava de desporto e desenho, o meu pai queimou-me os desenhos. Sacana, pá. Mais tarde, morreu de Sifilis. O mesmo bicho que matou o Al Capone.

 

 

ENTR.

Schiele, a ascensão do Al Capone só aconteceu depois da sua morte. Não podia ter conhecido essa personagem.

 


E.S

Olhe, amigo, a minha vida sem anacronismos não é nada.

 


ENTR.

Depois da morte do seu pai, o que aconteceu?

 


E.S

Depois da morte do meu pai fiquei ao cuidado do meu tio, do lado da minha mãe, Leopold Czihaczek. Ao contrário do meu pai, o meu tio apoiava o meu interesse pelo desenho e pela pintura. Demorou a entender a minha aptidão pelo desenho, mas lá compreendeu. Depois disso fui para a Academia em Viena estudar pintura.

 


ENTR.

Entrou na Academia em 1906, estou correcto? E lá estabeleceu contacto com o Gustav Klimt?

 


E.S

Sim e sim. Conhecer o Klimt, foi muito importante par… 

 


A frase do entrevistado é interrompida porque o seu maxilar aterra no seu frágil colo.



ENTR.

Produção?! Alguém pode colocar o maxilar no sitio?

 


Um auxiliar de produção faz o que lhe foi pedido. E sai do ecrã.



ENTR.

Espero que já esteja melhor. Por favor, continue.

 

E.S

Nem a vitória do Boavista frente ao Benfica deixou tantos queixos caídos (Ave Anacronismos). Onde é que eu ia? Já sei! O Klimt foi muito importante para o meu conhecimento, sabe? Mostrou-me Edvard Munch, Van Gogh e Jan Jan Toorop. Sem ele não teria tomado conhecimento de movimentos que aconteciam fora de Viena, como por exemplo, o movimento Avant Garde Europeu. 

Desde o inicio que mostrou interesse em mim. Comprou-me alguns desenhos, arranjava-me modelos,…

 


ENTR.

Para alem disso, de que forma Klimt inspirou-o?

 


E.S

As minhas primeiras pinturas tinham referências à Art Noveau e ao Klimt. Eram pinturas que ainda estavam ligadas à academia. Algo que mais tarde desisti.

 


ENTR.

E porque o fez?

 


E.S

Estava insatisfeito com a educação na Academia. Era demasiado conservadora para mim. Para mim e para outros colegas meus, tal como, o Oskar Kokoschaka e Max Oppenheimer. Sentíamos que a escola não estava a acompanhar o pensamento de vanguarda artística europeia.

 


ENTR.

O que fez depois de abandonar a Academia?

 


E.S

Formei um grupo. Neuekunstgruppe (Novo Grupo de Arte) o grupo era composto por artistas insatisfeitos com a Academia. Fomos felizardos, porque expusemos ao longo dos anos e pela Europa, como em Praga (1910), Budapeste (1912) e Colônia (1912).

 


ENTR.

O seu estilo mudou após a Academia?

 


E.S

Sim, afastei-me do academista e do geometrsimo do Klimt, e desenvolvi o meu próprio estilo. Foi sobretudo influenciado, pelo meu interesse na mente humana, nos textos que Freud tinha escrito. Inspirei-me igualmente na loucura que tomou conta do meu pai; Coloquei nas minhas pinturas as minhas batalhas psicologias e obsessões.

 


ENTR.

Pode elaborar no último ponto que referiu, as obsessões?

 


E.S

As minhas obsessões são o sexo e a tristeza. Pode encontrar isso nas pinturas. Demonstro isso na forma como me retrato, com uma aparecia falica e uma sexualidade ambígua. Fluidez de género, compreende.

A angustia e a tristeza está marcada no corpo das minhas obras. Exponho-me com nódoas negras e com o corpo contorcido sobre si mesmo.

 


ENTR.

Em relação à sexualidade?

 


E.S

Sempre foi o tema controverso na minha obra. Controverso devido ao retrato de mulheres e homens mais novos. Levou-me à cadeia, como sabe. Essa experiência, do cárcere, marcou-me muito. Marcou-me tanto que deixei de usar modelos mais novos. Os retratos feitos aos adolescentes não tinham o propósito de os objectivar. Tinham, sim, o caracter cru e impulsivo da sexualidade juvenil.

Depois da prisão, continuei a retratar o modelo nu, desta vez, de forma mais explicita (,e dentro dos limites legais).

 


ENTR.

Porque importa a sua obra?

 

E.S

Ó Amigo, o meu trabalho lançou as bases para o movimento expressionista Vienese e o inspirou o Expressionismo abstracto. Mais, as minhas pinturas, até aos dias de hoje permanecem como poderosos símbolos de luta psicológica, da honestidade emocional e liberdade sexual.

E você ainda me faz essa pergunta?! Parvoice,pá… 



 


 

















-----

Referências:

https://www.theartstory.org/artist/schiele-egon/life-and-legacy/


https://www.thoughtco.com/egon-schiele-biography-4177835


https://www.thefamouspeople.com/profiles/egon-schiele-3773.php


https://www.tate.org.uk/whats-on/tate-liverpool/exhibition/life-motion-egon-schiele-francesca-woodman/five-things-know-egon


https://www.bbc.com/culture/article/20150227-artists-muse-a-secret-life


https://www.masterworksfineart.com/artists/egon-schiele/biography


https://news.artnet.com/market/7-things-to-know-egon-schiele-305958


https://artsandculture.google.com/theme/9-things-you-didn-t-know-about-egon-schiele/jgKy9x1b-7-XJA


https://www.artsy.net/article/artsy-editorial-cult-egon-schiele-persists-today

Sem comentários:

Enviar um comentário