quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Livro de Artista - Feira Tijuana

A Feira Tijuana de Arte Impressa se configura como uma das mais importantes feiras de livros de artista e de publicações independentes no Brasil. Foi a primeira do género organizada no país. Idealizada pela Galeria Vermelho, foi inaugurada em agosto de 2009 através de uma parceria com o CNEAI - Centre National de L’Édition et de L’Art Imprimé (França).

Para a ocasião, nomeada Salon Light – Flores e Livros, foram reunidas cerca de 16 editoras e artistas que se auto-publicavam. O evento ocorreu dentro da própria Galeria Vermelho. E assim se repetiu anualmente até 2012.

No ano seguinte a Feira Tijuana mudou-se para a Casa do Povo, reuniu mais de 50 expositores e ocupou 3 andares de um edifício no Bairro do Bom Retiro. Além da feira, neste ano o evento de 2 dias passou a contar com uma intensa programação de debates, projeções, oficinas em parceria com a Oficina Cultural Oswald de Andrade e uma exposição.

Desde então, a Tijuana entrou para o calendário anual de eventos culturais de São Paulo, resultando em um esperado espaço de encontro, comercialização da arte impressa e acesso fácil a artistas independentes ou representados por pequenas editoras/galerias. 

Ao longo desta última década se especializou em conectar editoras da América Latina e desde 2016 tornou-se itinerante, já tendo realizado edições no Rio de Janeiro, Lima e Buenos Aires.

Neste mesmo ano, a Feira Tijuana atravessou o atlântico e atracou em solo português. Reuniu cerca de 40 artistas de Portugal, Espanha, Brasil, Chile e Argentina no CCOP - Círculo Católico dos Operários do Porto (Porto) durante um fim de semana de outubro. Promoveu uma exposição no Museu Nacional da Imprensa e uma programação paralela de conversas e oficinas.

Infelizmente este evento não veio a se repetir em Portugal após esta data.

A última edição que tomei registo, a de n°24, ocorreu no Rio de Janeiro em 2019. 

Em meio a pandemia de 2020, a Tijuana segue propondo uma série de encontros virtuais de aprofundamento do trabalho editorial independente. Uma espécie de grupos abertos de leitura sobre o que, como, e por que publicar.


http://cargocollective.com/tijuana

https://www.instagram.com/_tijuana/

https://www.youtube.com/channel/UCaLQyP0TNguZ6JPwTeeNWng/featured


Sem comentários:

Enviar um comentário