A Grande Onda de Kanagawa (神奈川沖浪裏)
Quando se fala em ícones da arte oriunda do Japão, Hokusai é um um dos nomes mais proeminentes do lote. Hokusai Katsushika foi um dos maiores artistas japoneses, fazendo carreira durante o século XIX na vertente ukiyo-e (o que significa “pinturas do mundo flutuante” em japonês). Hokusai pertencia a um grupo de artists que revolucionaram a técnica de impressão e a cultura popular japonesa no seu todo com o método de xilogravura. A xilogravura já tinha sido difundida na China para a impressão de livros, surgindo antes dos tipos móveis, mas foi no Período Edo, de 1603 a 1867 que se tornou fortemente popular no Japão.
O trabalho que catapulta este pintor para o reconhecimento é a série de impressões “Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji”("Fugaku sanjūrokkei 富嶽三十六景 "). A montanha Fuji era um local de obsessão espiritual do autor e este trabalho é uma série de 36 impressões que elencam várias perspectivas do mesmo durante diferentes estações do ano, o que acabou por divulgar o Japão e abrir as suas portas aos viajantes em 1859. Deste conjunto de trabalhos resultou o porta-estandarte do artista, "A Grande Onda de Kanagawa", uma imagem icónica apropriada ainda hoje por criadores de vários quadrantes das artes.
O Monte Fuji com Tempo Limpo (凱風快晴)
Hokusai, além de artista era um grande impressor (em japonês, "surishi"). Para formar séries e distribuir o seu trabalho em grande número, usava blocos de madeira de cerejeira. As cores eram também inovadoras para a época. O uso do prussian blue ("bero-ai") um pigmento especial com origem europeia muito em voga na altura e outros tons peculiares, contribuíu subsequentemente para a emancipação da sociedade japonesa no que toca a relações internacionais de carácter comercial com países do Oeste.
Prancha de madeira usada para imprimir xilogravuras ukiyo-e.
Graças a este método visionário e popularidade de “Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji”, Hokusai tornou-se um artista fetiche de muitos outros criadores durante a época do Modernismo. Van Gogh, Monet e outros eram coleccionadores ávidos dos trabalhos do japonês. Até Debussy usou a sua obra como inspiração para o seu registo La Mer.
Ocaso em Isawa em Kai (甲州伊沢暁)
Assim, graças ao método de impressão ukiyo-e, que atribui um enorme detalhe e palete cromática vibrante aos trabalhos da época, o Japão dispõe hoje de um legado rico de artistas que tal como Hokusai promoveram a cultura japonesa sob uma visão artística intemporal.
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