quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Millennials - Design do novo milénio


Millennials - Design do Novo Milénio é uma das exposições que integrou a 1ª edição da Porto Design Biennale que mobilizou cerca de 50.000 pessoas ao longo de 81 dias, num vasto programa que incorporou cerca de 300 projetos e 60 eventos como exposições, workshops, performances, instalações e conversas, apresentados em 37 espaços das cidades do Porto e Matosinhos, envolvendo 20 curadores e 310 participantes de 18 nacionalidades. A exposição Millennials é o resultado de uma ampla pesquisa sobre a prática projectual desenvolvida em Portugal na última década e meia apresentado objetos, processos, tecnologias e ideia que permitem uma compreensão alargada sobre os diferentes caminhos explorados pelos designers portugueses nos tempos recentes. A exposição aconteceu na Galeria Municipal do Porto entre os dias 19 de setembro e 17 de novembro de 2019.

Esta é uma exposição que, considerando as primeiras duas décadas do atual milénio, torna-se evidente um quadro diversificado de transformações que afetam o design enquanto disciplina.  Millennials – Design do Novo Milénio foi pensada a partir da ideia de mapa. Procurou-se ensaiar um mapeamento do campo do design de comunicação orientado por uma tripla perspetiva, focando-se nas intenções (motivações, temáticas e valores), nos processos (método, autoria) e nas formas de materialização dos projetos. 


A seleção dos projetos apresentados e o mapa conceptual que o discurso curatorial lhes associa pretendeu trazer uma leitura crítica aberta do design de comunicação contemporâneo. O visitante teve uma experiência de aproximação, confrontado com projetos onde o design se revela, sob algum traço de caracterização especificamente contemporâneo, como uma prática de mediação indissociável das circunstâncias tecnológicas, económicas, culturais e políticas que o enquadram.

PARTICIPANTES: ARK.Amsterdam; Center for Future Publishing; Clemens Brück; Daniel Sousa; Demian Conrad; Foundland Collective; Henrique Nascimento & Erik Vlemmix; inhabitants-tv.org; Ira Ivanova; João Castro, to the unkown; João Miranda; Lyft Creative Studio; Martin Gnadt, Pascal Schönegg, Denis Yilmaz; Oupas! Design; Rita Matos; Serafim Mendes & Mecha Studio; Studio Formafantasma; Tomba Lobos; Trapped in Suburbia by courtesy of Graphic Matters.



Design Gráfico Atelier d'Alves

Projeto Expositivo Tiago Casanova

Curador José Bartolo

Sem comentários:

Enviar um comentário