Otto "Otl" Aicher, foi um designer gráfico e tipógrafo alemão conhecido por ser um dos fundadores da influente Ulm School of Design. Também, liderou a equipa de design dos Jogos Olímpicos de Verão de 1972 em Munique e, supervisionou a criação do sistema de pictogramas usado com destaque na altura.
Otto Aicher, 1922-1991 |
Aicher nasceu em Ulm, no estado de Baden-Württemberg, a 13 de maio de 1922. Era colega de classe e amigo de Werner Scholl, e através dele conheceu a sua família. Tal como os Scholls, Aicher opôs-se fortemente ao movimento nazi e, por isso, acabou por ser preso em 1937 por se recusar a ingressar na Juventude Hitlerista e, consequentemente, foi reprovado no exame de entrada na faculdade em 1941. Posteriormente, foi convocado para o exército alemão para lutar na Segunda Guerra Mundial, embora tenha tentado sair em várias vezes. Acabou por abandonar, em 1945, escondendo-se na casa dos Scholls.
Em 1946, após o fim da guerra, Aicher começou a estudar escultura na Academia de Belas Artes de Munique, abrindo o seu próprio estúdio um ano depois. Casou-se com Inge Scholl, uns anos mais tarde e juntos com o Max Bill fundaram a Escola de Design de Ulm, uma escola com os ensinamentos relacionados a Bauhaus, que se tornou um dos principais centros educacionais de design da Alemanha desde a sua fundação até o seu encerramento em 1968.
Escola de Design de Ulm |
Em 1966, Aicher foi convidado pelos organizadores dos Jogos Olímpicos de Verão de 1972 em Munique para se tornar o designer-chefe da equipa de Design dos Jogos Olímpicos. Foi convidado a criar um projeto que complementasse a arquitetura do estádio recém-construído em Munique, projetado por Günther Behnisch.
Baseou o seu trabalho na iconografia dos Jogos de 1964, o designer criou um conjunto de pictogramas destinados a fornecer uma interpretação visual do esporte que apresentavam, para que atletas e visitantes da Vila Olímpica se pudessem orientar. Com base num sistema de grades criou os pictogramas e escolheu uma paleta de cores brilhantes específica, escolhida por si.
Pictogramas, Jogos Olímpicos de 1972 |
As cores escolhidas para os designs dos jogos foram selecionadas para refletir os tons dos Alpes, uma seleção de azul, branco, verde, laranja e prata. As cores foram utilizadas para identificar temas atribuídos como mídia, serviços técnicos, hospitalidade de celebridades e funções públicas e, cada uma tinha uma cor diferente para que os visitantes pudessem diferenciar os temas ao redor do estádio e da vila.
Aicher usou a fonte Univers para os designs olímpicos, produziu 21 cartazes para divulgar as diferentes modalidades nos jogos, utilizando as cores oficiais do design e incluindo também o logotipo e "München 1972".
Posters, Jogos Olímpicos de 1972 |
Por fim, a equipa de design escolheu utilizar uma técnica chamada "posterização" para os gráficos dos posters, separando as qualidades tonais das imagens num processo manual. O primeiro desses cartazes foi um cartaz do estádio olímpico que se tornou o cartaz oficial desses jogos.
sites consultados:
https://designhistorylab.com/olympics/Markus_Rathgeb_Otl_Aicher1.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário