segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Stutters - Dominique Hurth


Dominique Hurth

Dominique Hurth nasceu em França (1985), é uma artista visual que trabalha com escultura e instalação e com a relação entre a matéria escultórica e a impressa. Apesar de as suas instalações se concentrarem frequentemente na forma, uma longa e minuciosa pesquisa está fortemente inserida no desenvolvimento dessa mesma forma. É por meio da pesquisa de arquivo, da investigação jornalística, da escrita e da experimentação material que as obras se desenvolvem, e é por via da montagem que a instalação opera no espaço expositivo. O seu trabalho foi exposto internacionalmente em vários museus, galerias e instituições (Palais de Tokyo, Paris; Hamburger Bahnhof, Berlin; Fundacio Tapies, Barcelona; Memorial de Ravensbrück, Fürstenberg / Havel; Württembergischer Kunstverein, Stuttgart) e faz parte de várias coleções. Recebeu vários prémios e residências, como a Pollock-Krasner Foundation Grant (2016-17) e o Prémio do Senado de Berlim.

Publica com frequência no formato de edições e panfletos de artista. O seu primeiro livro «language in the darkness of the world through inverse images» foi publicado em 2012, seguido de «séance de lecture» em 2016. Em 2020, foi publicado o seu primeiro catálogo monográfico “Mixtape” em formato de cassete e dois booklets.


Stutters

Em 2014, Hurth encontrou quatro caixas de impressões de cianótipo de Thomas W. Smillie, o primeiro guardião e curador da coleção de fotografia do Smithsonian Institution. No seu novo trabalho Stutters, Hurth baseia-se em pesquisas de vários anos para retrabalhar os cianótipos originais em montagem visual, sequenciando imagens que fornecem um registo da vida do Museu enquanto documenta uma coleção "nacional" em construção. O trabalho apresenta fotografias de vitrines vazias e objetos encenados dentro das coleções do Smithsonian, seguindo linhas divergentes de história fotográfica, exibição e criação de coleção, bem como desenvolvimento em vários eventos tecnológicos ao longo do final do século XIX e início do século XX.

Por meio de um detalhado processo de Xerox e reprodução impressa, Hurth amplia o mundo de cada imagem e traça uma linhagem fotográfica. Dois conjuntos sobrepostos de legendas da artista oferecem uma visão subjetiva e científica das fotografias, convidando a uma referência cruzada do registo bibliográfico "oficial", ainda que incompleto, com um que se move mais livremente por uma linha do tempo histórica como uma forma de refletir sobre lacunas no arquivo.

Stutters inclui três novos textos, com Hurth considerando os interesses entrelaçados do livro, bem como a sua própria história pessoal com o Smithsonian e o trabalho de Smillie. Contribuições adicionais dos autores e curadores Ruth Noack e Kari Conte consideram as maneiras pelas quais os projetos de artistas como Stutters podem quebrar silenciosamente a violenta taxonomia de um arquivo e, em vez disso, usar essa fragmentação mutante para imaginar um novo significado e trazer para o foco vozes que foram excluídas da História.



    



Ficha técnica

Lettering por Indrė Klimaitė 
Layout Design por Cecilia Murgia e Indrė Klimaitė 
Fotografia de Dante Busquets 
Publicado pela Printed Matter, Inc. 
Impresso e encadernado por Spree Druck, Berlin

Edição de 1.200 exemplares (2021) 
Livro de bolso costurado com sobrecapa desdobrável (A2) e encarte de cartão postal (A5) 
Offset impresso em Munken Lynx Rough 100g e Salzer EOS 1.3 70g e capa Cromolux

2 Pantones de cor e preto 
Páginas: 368
Formato: 16 cm x 24 cm
Créditos Fotos do Livro: Dante Busquets e Dominique Hurth

Fontes:




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