quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Lisboa como plataforma de lançamento da fotografia artística

O lançamento da exposição Parallel Intersection Lisboa marca o surgimento da nova iniciativa fotográfica europeia, a Parallel European Photo Based Plataform. O projeto tem como parceiros agentes culturais,  fundações e festivais europeus ligados ao discurso fotográfico, visando a promoção de tutorias aos artistas e curadores emergentes na área da fotografia.

Através de open calls e parcerias com escolas de arte fotográfica, a Parallel busca por novas interligações profissionais, afim de proporcionar aos museus e festivais novos conteúdos artísticos conceitualmente relevantes, auxiliando artistas a chegarem no mercado das artes. Ao todo, 18 polos culturais da Europa, de 16 países, participam da iniciativa.


Foto: Divulgação


O kick-off para a formação da Parallel iniciou-se há cerca de um ano e meio, culminando na exposição fotográfica aberta ao público no Convento da Trindade, zona do Chiado em Lisboa. Ao todo, 41 artistas da fotografia contemporânea participam da mostra no labirinto de grandes e pequenas salas do Convento da Trindade, sendo um convite à surpresa e curiosidade. Ao caminhar pela mostra, o visitante surpreende-se a cada cômodo do antigo prédio. As mais diferentes abordagens fotográficas saciam aos gostos dos ecléticos adeptos da fotografia atual.


Foto: Divulgação


É perceptível a preocupação dos produtores em evitar altos gastos na execução desse evento fotográfico. O perfeito aproveitamento dos ambientes do Convento da Trindade, assim como a utilização de materiais simples e de baixo custo para a montagem do espaço expositivo culminam numa confortável visitação, oferecendo um experiência didática e visual àqueles que procuram por novidades no mundo da fotografia artística.


Foto: Divulgação



O evento ocorrido no último dia 23 de novembro, foi marcado também pelas falas da fotógrafa Cristina de Middel (Espanha), conhecida pelo seu livro “The Afronauts”; a curadora Hester Kejser (Holanda); assim como a participação de Alice Bergomi (Italia), coordenadora educacional da Fondazione Fotografia Modena.

Sem comentários:

Enviar um comentário