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Mira Schendel
é uma artista suíça nascida em 1919 e naturalizada brasileira em 1949. Viveu no
Brasil até a sua morte, em 1988. Sua produção artística foi marcada pela experimentação
constante em diversas técnicas e suportes (pintura, desenho, monotipia e
escultura), por sua linguagem muito particular e por um profundo interesse pelo
campo das investigações espirituais e filosóficas. As obras de Mira exploram,
em sua maioria, a visualidade dos signos, sua materialidade no espaço, seus
vestígios, bem como o caráter autoreflexivo e poético das escrituras visuais e dos
signos linguísticos.
No início
dos anos de 1970 Mira Schendel produziu uma série de trabalhos – denominada “Datiloscritos”
– a partir do uso de uma máquina para datilografar palavras, letras e sinais, combinados
com inscrições manuais e outras interferências como a aplicação de letraset. Nessas
composições, Mira usou do artifício da repetição de um mesmo signo ou letra em
intervalos regulares, de modo a criar malhas com modulações de densidades
diversas, verticais e horizontais, em diálogo com os espaços vazios do papel. Quando,
através desse trabalho, a artista transforma as próprias letras em componentes
de superfícies de natureza visual, o status de invisibilidade do suporte é desestabilizado,
as áreas preenchidas com letras interagem entre si e simultaneamente com as
partes brancas do papel, que mesmo vazias, têm potencial significativo e de grande
importância na composição. Essa existência ativa do branco, em diálogo com as
tramas de letras, enfraquece a dicotomia presente na relação entre o signo e o
vazio. Vários “Datiloscritos” apresentam inscrições feitas pela própria artista
sobre temas caros a ela, como por exemplo, a poluição ambiental e explosão
demográfica.
Outro
importante trabalho, no qual Mira Schendel dá continuidade às suas investigações
acerca do potencial das letras para além de sua funcionalidade linguística é a
série “Objetos gráficos”. Aqui vê-se a convergência entre os vários processos experimentados
pela artista ao longo da sua trajetória: monotipias, letraset e caligrafia. Nessa
série Mira trabalha a tessitura visual das letras e suas implicações sobre o
transparente, usando como suportes o acrílico e o papel de arroz. Ao enxergar
na transparência uma questão de simultaneidade compositiva, a artista aponta
para novas relações entre o olhar e a temporalidade. Graças ao ajuntamento do antes,
do agora e do depois num mesmo campo de visão, a perspectiva de apreensão
linear dilui–se, o olhar do observador passa a abarcar todo o conteúdo da obra
de uma só vez, atravessando desde a capa até a sua última folha.
Como
uma extensão de suas pesquisas sobre transparência na série “Objetos gráficos”,
Mira Schendel produziu uma uma outra série – denominada “Cadernos” – de livros
compostos por folhas de acetato, papel branco ou transparente e encadernados com
capas de papelão ou acrílico. Esses livros, em sua maioria, têm suas lâminas agrupadas
por um único pino ou parafuso, fazendo com que o conjunto se estruture em torno
de um eixo circular que permite às páginas serem folheadas pelo ato de girar. Mira
subverte não apenas a lógica ocidental de leitura das letras e das palavras, da esquerda para direita e de cima para baixo, como também mostra que
lógica pode determinar o que os signos representam na página. De uma maneira
delicada e lúdica a artista reflete sobre como o ponto de vista é simplesmente
isso: um ponto, dentre tantos outros existentes do lado do objeto ou do lado do
observador.
Com
seus cadernos fica claro que, mesmo a partir de estruturas tão lógicas
como o círculo ou o alfabeto, o "sentido" é apenas mais um, entre uma infinidade
de tantos outros sentidos possíveis. Constantemente no limiar entre visualidade
e linguagem, Mira Schendel concedeu ao elemento verbal (fosse ele uma palavra
ou a simples letra) completa liberdade, para que este assumisse simultaneamente
sua identidade visual e semântica, nunca se fechando em uma coisa ou outra, mas
sendo não-sendo sempre uma coisa e outra.
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Referências Bibliográficas:
http://www.letras.ufmg.br/site/e-livros/Po%C3%A9ticas%20do%20vis%C3%ADvel%20-%20ensaios%20sobre%20a%20escrita%20e%20a%20imagem.pdf
https://www.serralves.pt/pt/actividades/mira-schendel/
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2450/mira-schendel
https://www.escritoriodearte.com/artista/mira-schendel
https://www.serralves.pt/pt/actividades/mira-schendel/
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2450/mira-schendel
https://www.escritoriodearte.com/artista/mira-schendel
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