quarta-feira, 2 de novembro de 2022

French Fries - Warren Lehrer

Escrito por Dennis Bernstein & Warren Lehrer o livro French Fries foi publicado pela primeira vez em 1984 pela Visual Studies Workshop Press e EarSay Books. O design é de Warren Lehrer e veio revolucionar a forma como vemos e pensamos sobre o objeto livro.

French Fries apresenta uma forma bastante particular de contar a sua história e é muitas vezes comparado a uma peça de teatro pelos seus diálogos e o movimento que transmite. Acompanha um dia na vida do restaurante “Dream Queen”, um restaurante que se tornou a terceira maior cadeia de hambúrgueres do hemisfério ocidental. Antes do início da “peça” Gertie Greenbaum, de 83 anos, é encontrada morta numa piscina de sangue e ketchup. Quatro clientes e três funcionários (as personagens) testemunham como Gertie morreu e discutem diversos temas como a comida, política, religião, sonhos, perda, amor e dinheiro.





As personagens são acompanhadas pela sua própria voz e expressão, cada uma tem uma cor e fonte distinta resultando numa composição visual que se assemelha a personagens movimentando-se num palco. Warren Lehrer criou layouts inspirados em coreografias, mapeando sons e dando uma expressão visual aos diálogos. Apenas observando as características visuais de cada “fala” conseguimos automaticamente perceber que personagem está a falar, facilitando imenso a sua leitura.

Quando existem discussões, especialmente a abordar temas relacionados com a política, conseguimos perfeitamente sentir as crenças de cada personagem e as vozes a sobreporem-se umas às outras em contraste com os barulhos de fundo. O design tipográfico deste livro, transparece o ambiente sonoro que rodeia a “cena”, consegue transmitir-nos aquilo que Lehrer chama de “psico-acústica”. Leva os leitores a sentirem-se no mesmo ambiente que as personagens e a navegarem pelo seu caos. 




Neste livro o design não é apenas o meio para se transmitir a história, faz parte dela! O design é essencial para a percepção do espaço físico e sonoro, para o entendimento do desenvolvimento das personagens. O design deixa de ser um acessório do livro e passa a ser um elemento fundamental do mesmo.


O trabalho de Warren Lehrer, tanto neste livro como em todos os outros que produziu, veio revolucionar o design. O designer mostrou-nos que o design não é apenas estético, pelo contrário! O design pode ser usado para caracterizar movimento, som, paladar, texturas e cheiros. Todos os cinco sentidos podem estar presentes nos livros, complementando a história que estes transmitem.


Com a exploração desta obra, eu percebi que nós, enquanto estudantes e designers, devemos considerar todos os sentidos, sendo mais inclusivos. Muitas vezes, negligenciamos muitos dos sentidos para além da visão nos nossos projetos, no entanto, a tipografia e o design são experiências multissensoriais que podem aproveitar tudo, do toque ao som. Só ganhamos em pensar no livro como um objeto sensorial.


O livro é um objeto muito versátil que pode ser utilizado para muito mais do que estamos habituados. O artista, ao representar os cinco sentidos, cria uma leitura mais rica, mais pessoal e bastante mais significativa. Os cinco sentidos fazem parte do nosso dia a dia, utilizando-os nas nossas obras, tornamos a experiência muito mais próxima da realidade fazendo com que o leitor se possa identificar (ou o oposto) com as personagens, situações e/ou problemas retratados no livro.








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