'Type is the most profoundly significant aspect of communications design' - Peter Saville for the showroom.
A minha geração viveu a sua adolescência pautada por redes sociais com limite de caracteres, descrições, e impressões a manter. A frase curta e engraçada é comum no quotidiano dos jovens de hoje, incluindo os jovens designers. Usar frases escritas em fontes não serifadas de caixa alta tornou-se o novo “fashion statement”. Ainda assim, o uso de "catchphrases" em tshirts não nasceu somente na minha geração, muito menos quando a internet surgiu. A tipografia não ficará fora de moda.
Quase todas as invenções do ser humano contêm algum tipo de design gráfico, por mais simples que seja. E a tipografia e o design gráfico andam de mão dada. O mundo do design gráfico tem tendências visuais que influenciam os que se desenvolvem à sua volta, por consequência, o mundo da moda.
“If fashion can be shown in movement, why can't type” - Nick Knight
Foi o pensamento que inspirou a Showroom a dar movimento ao seu logótipo depois de usar um logótipo estático nas suas revistas, formato que Knight não apreciava.
Foi nos anos 80 que o fenómeno do logotipo apareceu na moda. Ter poder de compra que possibilitasse a posse de certas marcas tornou-se um fashion statement, criando um sentimento de pertença a um grupo de determinada classe social e um maior conhecimento do mundo da moda. Contudo, caiu rapidamente em desuso, sendo visto como algo excessivamente excêntrico.
O logotipo continua a representar poder mas hoje em dia é mais explorado e desconstruído. Visível nas coleções de 2013 onde o logotipo e a tipografia voltou a ser usado, mas com recurso ao humor e ironia.
'Obviously, there was print and posters and newspapers before the early 20th century, but the crucial understanding of graphic design that prevailed through the 20th century has its origins in those very significant art movements. But really, the art of the early 20th century is more than just movements; they speak of the new industrial order in life.' - Peter Saville
Saville escolhe a família tipográfica que vai usar antes de começar qualquer trabalho.
O artista e criador da Harper 's Bazaar Alexey Brodovitch diz que a composição e o layout de tipos é uma ideia integral de forma de expressão do design. Tendo em conta esta ideia de Brodovitch, é normal que a tipografia tenha um papel tão constante no mundo da moda por ser tão adaptável.
O pintor Jackson Pollock considera que desde o pós-modernismo a sociedade reconstruiu-se e já não existe uma forma de viver que todos seguem.
A tipografia na moda cria também este sentido de individualidade seja pelo uso do logótipo, seja pelo uso de frases que refletem algum posicionamento, por vezes irónico.
A tipografia e a moda vão continuar a ser um duo poderoso. Apesar de não existir uma fórmula exata para saber o futuro do design e da moda, a tipografia será sempre uma constante certamente presente.
https://www.showstudio.com/news/fashions-relationship-with-typography-arming-us-for-the-new-age
https://www.typeroom.eu/article/typography-all-time-classic-fashion-trend-why
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