As ferramentas tecnológicas e os suportes digitais são recursos utilizados na criação contemporânea de livros de artista, sendo o Benedict Phillips um caso-prático.
Com ‘A book for Loozing in the Street’ (2000), o artista explorou as ruas de Nova Iorque à procura de objetos abandonados pelos habitantes. Através do registo fotográfico destes e de algumas anotações, o conteúdo do livro consistia numa espécie de mapa com todas as descobertas do percurso. Adicionalmente, o livro expandia para o digital com a presença de links que direcionavam o leitor para o website do projeto com informação complementar. Impressos em litografia-offset, cerca de 600 exemplares deste livro foram espalhados pelas ruas da cidade.
Um dos aspetos interessantes deste projeto é que o livro tem o mesmo propósito do seu conteúdo - ser mais um dos objetos perdidos e colecionados no espaço urbano. Este explora assim a relação entre o sujeito e os objetos do quotidiano, incentivando um olhar atento pela cidade. Assemelha-se a uma ‘caça ao tesouro’ onde os intervenientes nem sabem que esta existe ou que fazem parte dela. A partir do momento em que estão a passear pelas ruas de Nova Iorque, involuntariamente, estão a participar pois poderão encontrar o livro. Esta experiência interativa acaba por adicionar valor ao objeto físico.
Analisando o formato, o livro é menor do que um A6 e por isso torna-se mais fácil de perder e difícil de encontrar. A escolha de um material resistente e impermeável para envolver o livro como o saco de vácuo, prepara-o para a exposição a diferentes condições meteorológicas e protege o seu interior. Para além disto, o formato digital e online deste projeto possibilitou a comunicação direta entre o artista e o público, havendo uma troca de ideias e de feedback relativamente à peça.
Atualmente, há falta de documentação sobre a peça, ainda que esta tenha sido exposta no livro ‘Creating Artists’ Books’ (2005), de Sarah Bodman. Isto poderá estar relacionado com a sua contemporaneidade, visto que o próprio artista não a contém catalogada no seu website. Esta falta de registo online faz com que o livro de artista espelhe o seu conceito e também se perca no tempo e no espaço.
Desta maneira, Benedict Phillips, explorou a relação entre o público e o objeto e também a sua própria interação com os participantes, através da combinação de um suporte físico com um suporte digital no livro de artista.
Site do artista Benedict Phillips:
https://benedictphillips.co.uk/
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