Vincent de Boer é um artista e letrista neerlandês. Suas ferramentas mais comuns são o pincel e tinta, majoritariamente sobre papel. Ele vem desenvolvendo, em trabalhos variados, uma técnica própria que o identifica facilmente sua autoria como criador, essa abordagem pode ser comparada a uma impressora.
Exposição em 14.05.2022 conjunto com as artistas Romee van Oers e Franzis Engels. |
Trabalhos da coleção Workstation 2 |
Rolo 007 (Workstation 2) - Tinta japonesa em papel chines, dupla face - 160 x 45 cm |
Esse aspecto de impressora pode ser visto pela linearidade no fazer das peças de Vincent, a cronologia de cada pincelada é identificada com alguma facilidade, não há retoques ou correções, as linhas únicas se distinguem entre si pela força, precisão e quantidade de tinta no pincel passado apenas uma vez.
LEAP, tinta sobre papel - aprox 50 x 80cm |
Em seu trabalho como letrista é perceptível o domínio da tradição caligráfica para então subverter os cânones. O movimento e o uso do espaço são amplamente explorados nessas peças.
Em 2021 de Boer inalgura uma nova etapa em sua trajetória artista, unindo a confecção gráfica com a instalação performática, executando sobre um equipamento feito sob medida para ele. Nessa gigante "impressora manual", o artista confeccionou peças igualmente enormes enquanto era assistido pelas pessoas que passavam no pavilhão.
Sem comentários:
Enviar um comentário