quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Tradição Transforma // Amor? Luta!, de Margarida Coelho



Amor? Luta! é um projeto nascido para quebrar tradições, de forma respeitosa. Trata-se do resultado de um projeto de mestrado de Margarida Coelho, e tem o objetivo de explorar a cultura minhota de forma a começar conversas sobre o papel da mulher na sociedade e como este ainda está apegado aos valores de há 50 anos atrás.

Como cidadã vianense, Margarida Coelho saberia explicar o valor deste símbolo do Minho muito melhor que eu. No entanto, penso que seja de cultura geral que estes trajes são bastante conhecidos por todo o país como um ícone do folclore português, quer se esteja presente na festa de Nossa Senhora da Agonia, em agosto, ou não. Penso que seja também de conhecimento geral como durante o regime do Estado Novo, Salazar fez uso destes mesmos trajes e tradições para enfatizar a sua "portugalidade" - da mesma maneira que puxava os valores conservadores do papel da mulher como dona de casa, inferior ao homem.


Por essas razões é que o casamento entre os trajes minhotos e o feminismo resulta tão bem neste projeto. Os trajes de lavradeira, que transmitem tão bem um passado orgulhoso (mas penoso), são usados como suporte da mensagem feminista: tal como os trajes são festejados todos os anos no presente apesar de o orgulho neles remeter para um regime autoritário; o papel da mulher também tem vindo a ser mais valorizado, embora na prática ainda se sintam muitos vestígios da mentalidade conservadora desse mesmo regime que supostamente já foi deixado no passado - uma conclusão que a própria designer tirou das várias conversas que teve com as bordadeiras de Viana do Castelo.





No entanto, se há algo que aprecio neste projeto, é o facto de Margarida Coelho saber trabalhar com essas nuances entre orgulho, tradição e mudança e revolução. Os trajes e algibeiras por ela desenhados conservam as formas icónicas que nos permitem identificar o Minho, usando símbolos que remetem para a luta ainda atual. O Amor que é normalmente bordado é questionado, e acompanhado de Luta! Os símbolos das tarefas domésticas são quebrados como quem quebra tradições. A frase que distingue toda uma luta é bordada em português para que se leia de forma clara (Meu corpo, minhas regras), assim como os símbolos da revolução dos cravos, que desmoronou o regime autoritário mas não foi suficiente para derrubar todos os seus valores por completo, aparentemente.


Apesar de os aventais que compõem este projeto não serem comercializados, Margarida Coelho está disposta para colaborações - casos em que as pessoas possam usar os trajes para uma performance, ou contribuição para novos designs dos mesmos. Existem, no entanto, as pequenas algibeiras com Amor? Luta! estarão disponíveis em forma de emblema, para quem quiser apoiar este projeto.


Amor? Luta! no Instagram


Sem comentários:

Enviar um comentário