quarta-feira, 2 de novembro de 2022

My Favorite Thing is Monsters - Emil Ferris

My Favorite Thing is Monsters Vol.1 por Emil Ferris publicado por Fantaghaphics.

My Favorite Thing Is Monsters é o diário gráfico fictício de uma menina de 10 anos, Karen Reyes, carregado com uma imaginação provinda de filmes de terror e iconografia de revistas de monstros pulp. Passando num cenário político e racial do final dos anos 60 em Chicago, Karen tenta resolver o assassinato da sua enigmática vizinha do andar de cima, Anka Silverberg, uma sobrevivente do holocausto, enquanto outras histórias singulares das pessoas ao seu redor se desenrolam. Quando mais a investigação se aprofunda, mais Karen nos leva de volta à vida de Anka na Alemanha nazista, todo o enredo levamo-nos leitores a descobrir o seu lado pessoal, político e como este se converge entre o passado e o presente da história.

“Sometimes you don’t let yourself know what you know,” escreve Karen Reyes na graphic novel de estreia de Emil Ferris.

O livro é composto pelas páginas do diário de Karen, onde a aspirante a artista regista os seus pensamentos ao lado de cuidadosas desenhos inspirados das imagens que encontra ao seu redor, que ao contrário das maiorias das raparigas da época, que procuravam modelos nas páginas brilhantes de revistas para adolescentes, Karen começa a “slet herself know what she knows”: a sua identidade queer, encontrando-se nos demónios, vampiros e outras figuras de monstros que ela encontra tanto no campo do horror quanto na arte. 

My Favorite Thing is Monsters Vol.1 por Emil Ferris publicado por Fantaghaphics.


Karen também comenta, “the word monster comes from the Latin word ‘monstrum’ which means ‘to show’ … there are a lot of things we don’t see everyday that are right under our noses… just maybe–monsters are right under our noses, too.” As bandas desenhadas que esta lê mostram-lhe uma versão distorcida, mas reconhecível de si mesma, expressando desejos que de outra forma permanecem escondidos no armário da sociedade convencional.

A trama/hachura obsessivamente detalhada de Ferris produz imagens que, simultaneamente, parecem ser esboços e obras de arte. Rompendo com o formato de painel habitual das bandas desenhadas, estas páginas detalhadas da imaginação de Ferris explodem com uma liberdade visual que até ao momento não experimentei  numa graphic novel. E ela usa esta liberdade para nos dar, bem – tudo.

My Favorite Thing is Monsters Vol.1 por Emil Ferris publicado por Fantaghaphics.

My Favorite Thing is Monsters Vol.1 por Emil Ferris publicado por Fantaghaphics.


A sua técnica ecoa magistralmente a experiência de Karen de estar em processo de crescimento e avançar em direção à compreensão, ao mesmo tempo, em que conhece profundamente quem ela é e as respostas para as perguntas assustadoras que a impulsionam. O estilo artístico e narrativo de Ferris faz com que nós nos sintamos, como Karen, que todas as pistas de que precisávamos estejam bem há a nossa frente, mas a resolução permanece fora de alcance.



Sem comentários:

Enviar um comentário