quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Mira Schendel Brasileira. nasceu na Suíça 1919–1988

No início dos anos 1960, a artista Mira Schendel recebeu um grande pacote de fino papel japonês. Dando origem a milhares de monotipias e culminando em seus Objetos gráficos dos anos 1970, realizados enquanto ela dedicava uma década à investigação do meio do desenho e de suas potencialidades. As qualidades obsessivas e delicadas dessas obras variavam de uma única linha fina pressionada em uma página a camadas densas e abundantes de marcas e símbolos presos entre folhas de acrílico.





Mira Schendel, Graphic Object 1967–8

Schendel estava profundamente ciente das barreiras que a linguagem e a cultura poderiam criar entre as pessoas. Por causa de sua herança judaica, em 1939 o governo italiano revogou seu visto de estudante e a obrigou a procurar outro país. Quando imigrou para o Brasil em 1949, ela já havia morado em três países e falado seis idiomas. Como imigrante europeia no Brasil, estudante de filosofia e bibliófila, Schendel encontrou suas afinidades mais com poetas, teólogos e cientistas do que com os artistas dos movimentos de arte concreta que dominaram o mundo da arte em São Paulo. Paulo e Rio de Janeiro na década de 1950. No início da década de 1960, ela continuou a mergulhar nas questões filosóficas mais amplas da vida em seu trabalho, ao mesmo tempo em que avançava nas fronteiras do desenho, impressão e escultura.


           

                                                        Mira Schendel, Graphic Object 1967–8


Seus desenhos/monotipias fundem a poesia com o espaço, e por isso apresentam similaridade tanto com a caligrafia oriental quanto com o abstracionismo pictórico informal. Com a escrita utilizada não apenas como meio elevado de expressão, mas também como anotação ligeira daquilo que poderia  passar despercebido enquanto registro rotineiro, e que sua ação transformava em poesia, a artista eleva a gestualidade da letra.


Objetos gráficos demonstram poderosamente sua abordagem singular. As obras compreendem folhas de papel de arroz japonês marcadas com letras e números, símbolos e sinais impressos, datilografados e/ou transferidos a seco. As folhas foram então dispostas em grades sobrepostas prensadas entre duas peças de acrílico transparente e penduradas no teto, transformando a marcação e a ordenação dos gestos da artista em objetos flutuantes.







                      

                                                Monotipia, 1965 Papel Japonês | 47 × 23 cm

A artista observou que o acrílico lhe permitiu “concretizar uma ideia, a ideia de acabar com frente e verso, antes e depois”. uma leitura circular com os textos como centro imóvel e o leitor em movimento”, explicou Schendel.

Para quem se depara com essas obras, a linguagem não é nem legível nem completamente ilegível, mas apresentada como uma experiência intuitiva, poética e física.



 

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