Fundada em 1976, a Printed Matter Inc. é conhecida como a primeira e, até hoje, mais relevante organização sem fins lucrativos focada em disseminar e fomentar a produção de livros de artistas, publicações independentes e outros artigos relacionados a esse universo. O surgimento do projeto está diretamente relacionado ao contexto histórico da Nova York da década de 70 e toda a sua efervescência artística. A partir da década de 60, são muitas as experimentações que abordam o livro de artista como suporte, principalmente considerando o amadurecimento de vertentes mais conceituais da prática artística – que, entre outras questões, buscavam questionar e subverter a noção de Arte como um objeto único, precioso e, sobretudo, elitista.
A organização foi pensada por um grupo de artistas e outros trabalhadores do mundo da arte, entre eles Sol Lewitt e Lucy Lippard. Na época, a fundação de um espaço inteiramente dedicado às publicações de artista teve um papel fundamental em permitir uma maior visibilidade e a "legitimação" do livro como um suporte capaz de abrigar obras complexas.
Inicialmente, o projeto se instalou no bairro de Tribeca, e ao longo dos anos, foi encontrando novos endereços para conter o seu crescente acervo e gama de atividades. Desde 2015, a loja ocupa uma grande galeria no artístico bairro de Chelsea, que abriga, além de muitos livros, um mezanino com espaço para exposições, atividades e o escritório da equipe. Além do espaço principal em Chelsea, a curadoria de publicações também pode ser encontrada em sua filial menor no East Village e nas "curated shelves" – um programa de parceria com bibliotecas, livrarias e instituições de arte que são responsáveis pela exposição e circulação de livros do catálogo da Printed Matter para além das suas estantes oficiais. Por último, mas não menos importante, a Printed Matter ainda se faz presente através das Art Book Fairs que organiza em Nova York e Los Angeles. Historicamente, as feiras de publicações e livros de artistas são espaços essenciais de troca entre os artistas/editoras e o público, tornando-se extremamente relevantes para a disseminação do livro como um suporte artístico mais democrático e acessível.
O apoio aos livros de artistas não são vistos apenas na forma do espaço físico de sua loja. A Printed Matter Publications é a parte responsável pela edição e produção de publicações de artista, e já editou/co-editou mais de 70 títulos que circulam entre os seguintes eixos: artistas emergentes, inovação e ativismo social. Ainda, no site da organização, é possível encontrar diversos instrumentos para se aprofundar no mundo dos livros de artista, como o Bulletin – uma lista de recursos e oportunidades relacionadas a produção de livros, uma lista completa das exposições e eventos realizados, artigos publicados, além do catálogo completo de publicações presentes em seu acervo.
Sem comentários:
Enviar um comentário