1954 foi o ano em que os arquitetos e fotógrafos Victor Palla e Costa Martins publicaram o PhotoBook “Lisboa, Cidade triste e alegre” que se tornou uma obra pioneira da fotografia portuguesa contemporânea.
O livro nasceu com o objectivo de honrar a cidade em que ambos os autores nasceram, através de uma escolha de 200 entre 6000 fotografias acompanhadas de excertos de autores portugueses como Jorge de Sena, Alexandre O’Neill e Eugénio de Andrade.
A obra, que demorou um total de 3 anos a ser completa, relata através da fotografia as várias faces da cidade. As classes sociais, as pessoas, as ruas e suas rotinas e surpresas. Tudo isto decorreu numa altura de censura em que não era habitual encontrarmos obras tão cruas e honestas sobre a realidade do país, mais precisamente da capital.
Apesar do insucesso no mercado português, foi reconhecido internacionalmente como um dos melhores livros de fotografia do século XX pelo livro The Photobook: A History. A partir daí o interesse na obra aumentou.
Em 2009 foi feita uma reedição do livro assinalando meio século desde da sua primeira edição. A nova edição foi feita com a maior parecença à original, com o acréscimo de um suplemento com introdução de Gerry Badger.
http://www.artecapital.net/recomendacoes_ev.php?ref=57
https://www.museudelisboa.pt/pt/artigos/lisboa-cidade-triste-e-alegre-arquitectura-de-um-livro
https://observador.pt/2015/10/07/as-fotos-da-lisboa-triste-e-alegre-dos-anos-50/
Sem comentários:
Enviar um comentário