A Fuga dos Cavalos é um livro ilustrado da autoria da Joana Azevedo. A designer é uma ex aluna do nosso mestrado e realizou este projeto para a disciplina de projeto que iremos ter já no segundo semestre deste ano letivo.
O livro é inspirado numa música, um instrumental (chamado pelo mesmo nome) que pretende representar uma história apenas através do som. Como o nome indica, a música fala sobre cavalos, que estão calmamente a passear. A certa altura reparam que umas pessoas se estão a aproximar e começam a fungir. No entanto, a sua interpretação fica também um pouco ao critério de cada um, dando uso à imaginação.
Começamos com poucos instrumentos e com um ritmo bastante calmo, mas rapidamente vamos sentindo a tensão a aumentar. Os instrumentos começam a juntar-se e a história a desenvolver-se. Quando chegamos ao final, encontramos todos os instrumentos a tocarem em conjunto, transmitindo sons que quase parecem uma peça de teatro.
A Joana Azevedo para este projeto decidiu fazer uma versão ilustrada desta música. Tentou pôr por palavras e desenhos tudo aquilo que ouvia. Transmitiu, de forma bastante expressiva, todos os momentos de tensão e o desenrolar desta história. Deu bastante importância ao tempo e a todas as fazes do conto, notando-se perfeitamente o percurso e crescimento do mesmo.
Para o visual do livro, a artista decidiu fazer uma mistura entre ilustrações da sua autoria e desenhos de pessoas que a rodeavam. Assim, conseguiu transmitir não apenas a sua visão, mas também a de muitas outras pessoas que ouviram esta música. As várias técnicas utilizadas tornaram o livro bastante rico e interessante de folhear devido à sua diversidade.
Conheço a Joana já há alguns anos, foi uma pessoa que me ajudou bastante e inspirou durante a minha vida académica. O facto de conhecer a autora e ilustradora pessoalmente, fez com que tenha acompanhado ao projeto bastante de perto.
Achei interessante trazer este livro para o blog pois foi realizado por uma colega que também ingressou este mestrado e tem um percurso bastante semelhante ao nosso. O livro não está publicado e portanto também não tem a visibilidade que os outros objetos que já partilhei têm.
Sem comentários:
Enviar um comentário