quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Typographic Specimens: A Natural History of Letterforms



 
Typographic Specimens: A Natural History of Letterforms é um livro publicado pela Ammonite Press, que documenta as ilustrações de um explorador do século XIX com grande entusiasmo pela tipografia. Se a tipografia e a caligrafia são habilidades notáveis por si só, a capacidade de transformar letras, números e símbolos em animais ilustrados é particularmente impressionante.

O reverendo Jackson Whitehead era um clérigo cristão que se voluntariou para ser o capelão e servir como orientador espiritual da tripulação a bordo do navio HMS Pica, navio “irmão” do HMS Beagle, na segunda expedição mundial que começava em 1831 e duraria cinco anos — Charles Darwin, que apresentou a teoria da evolução por selecção natural, era famoso por ser um dos tripulantes a bordo do Beagle nessa mesma expedição.


Cedo Whitehead percebeu que a maioria das pessoas a bordo não estava receptiva aos seus ensinamentos religiosos, uns por serem ateus convictos e outros evolucionistas embrionários.
Por ser um ávido coleccionador de fauna e entusiasta da tipografia, escolheu dedicar o seu tempo a ilustrar animais e insectos usando apenas tipos. Algumas das ilustrações mostram animais com que se cruzou ou descobriu e outras são fantásticos exercícios de imaginação.


A história continua e, em 2016, o tesouro intrigante de ilustrações tipográficas foi encontrado durante o restauro da antiga casa de Whitehead, juntamente com um manuscrito sobre as suas descobertas, pelo seu bisneto Andrew Bainbridge.


Bainbridge, que é designer e professor de comunicação gráfica na Universidade de Lancashire Central, está por trás de todo o conceito e deu vida às obras do seu antepassado digitalizando-as e compilando-as num livro.

O livro apresenta 60 espécimes, juntamente com extractos fabricados do diário pessoal de Whitehead, exemplos do seu processo de ilustração e um índice detalhado do “ADN tipográfico” de cada criatura — ou seja, que letras, números e sinais de pontuação foram usados ​​para criar cada uma.


Por mais charmosa que seja uma abelha construída com os "Bês" definidos em diferentes pesos e tipos de letra, nem todas as criaturas são assim tão lógicas. Os espécimes tipográficos também apresentam animais agora extintos e míticos compostos de todos os tipos de caracteres.
Os trabalhos apresentados são uma exploração original e inteligente da versatilidade do tipo e da ilusão óptica, e juntos formam um fascinante conto contado por Bainbridge.





Sem comentários:

Enviar um comentário