segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Gloaming






Gloaming é um romance gráfico de Keaton Henson, músico e ilustrador de Londres, publicado pela POCKO EDITIONS pela primeira vez em 2012, e numa segunda edição em 2017.

Por definição, um romance gráfico combina em igual medida texto e imagem, aproximando-se daquilo que reconhecemos como uma “banda desenhada”. No entanto, Keaton considera que Gloaming se insere nesta categoria apesar da quase nula presença de texto. Talvez esta definição se mantenha uma vez que as ilustrações estabelecem uma sequência lógica entre si, sugerindo ao leitor uma narrativa que se tornaria redundante de outra forma. Gloaming é dos romances gráficos mais singulares que tive a oportunidade de descobrir; um ensaio sobre a cidade natal de Keaton, vestida agora pelos monstros que protagonizavam as histórias de infância do autor, e que tanta falta faziam aos telhados vazios da paisagem suburbana. Pelas palavras do autor:

 “This book is a study of the things we cannot see. It is an ode to the suburbs and the creatures that come to life within its mundanity.
I spent my childhood alone with views of rooftops and chimney stacks, wondering where all the creatures from my storybooks were, why I couldn’t see them in the suburban landscape where they so clearly belonged. Now that I’m grown this idea keeps me company, and during a year of solitude, I decided my hometown needed monsters.”

O que torna este romance gráfico um excelente exemplar é o facto de refletir, desde a forma ao conteúdo, a natureza do autor: o caráter introspetivo das ilustrações, que pintam a personalidade complexa e extremamente criativa de Keaton; a total atenção ao detalhe, que se manifesta não só nas ilustrações, mas também no livro em si; e a visão de um mundo pessoal que só Keaton conseguiria criar. 

A nível editorial, todo o livro foi desenhado para que cada canto tivesse a sua expressão. A capa é revestida por um dust jacket azul escuro e preto, ilustrado no interior e exterior, que contrasta com a capa rígida branca, por sua vez também ilustrada. As primeiras páginas apresentam um pequeno texto de introdução à obra e a partir desse ponto não há senão ilustrações atrás de ilustrações desenhadas a tinta preta sobre papel branco. O caráter monocromático das ilustrações não lhes retira qualquer complexidade; considero ainda que nos aproxima melhor da realidade suburbana que Keaton pretende retratar.

São claras as suas influências nas histórias tradicionais escandinavas, nos filmes de Miyasaki e nas estampas Ukiyo-e. Ukiyo-e é um estilo de xilogravura e pintura japonês que teve grande popularidade entre os séculos XVII e XIX; durante este período representava-se a morte segundo uma figura feminina de cabelo negro comprido, uma vez que em vida nenhuma mulher seria vista com o cabelo solto. Esta simbologia está bastante presente nas ilustrações desta obra, o que não deixa de lhe conferir um aspeto melancólico e solitário. Afinal, Gloaming é uma tentativa de preencher uma visão desiludida de criança.

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