quarta-feira, 30 de outubro de 2019

The Other Side








“This is a book about beauty.
And about my love for my friends.”


The Other Side, livro homónimo ao bar que Nan e os amigos frequentam na sua juventude é um exercício de memória. Este foto livro guarda registos de duas décadas da vida da artista e dos seus amigos, transparecendo a admiração e amor que Nan tem por eles. Fotografar para Nan é um ato de amor para com quem se deixa fotografar, é uma homenagem às pessoas mais bonitas que conhece, a sua forma de lhes mostrar a força e beleza que vê neles, (“My desire is to preserve the sense of people lives, to endow them with the strength and beauty I see in them.”).


Nas suas fotografias vemos Nan e os amigos a rir, chorar, discutir, em festas, casamentos, funerais, acompanhamos o seu dia a dia, os seus rituais, atos de grande intimidade. Todas as suas fotografias mostram proximidade e intimidade e o objeto livro guarda essa intimidade entre as suas páginas. As pessoas aparecem despidas perante a câmara não só fisicamente, como emocionalmente. Vemos estas pessoas, os seus amigos, fotografados de tal maneira incessante que se tornam reconhecíveis para nós.

E, se toda a sua obra é um diário visual do que é estar vivo e da dor que vem com isso, The Other Side, em especial, é um diário da amizade, da beleza, do amor, da vida e da morte.

Jimmy Paulette and Tabboo in the bathroom (1991)
Cookie and Millie in the Girl’s bathroom at the Mud Club (1979)

Ao longo dos anos em que fotografou os seus amigos, Goldin viu muitas das suas vidas serem tiradas pelo vírus da SIDA. A intensa manifestação da liberdade sexual trouxe consigo não só a felicidade dos que a experimentaram, mas também muitos sentimentos de dor e de perda. 


Cookie Muller, uma das figuras mais fotografadas por Nan Goldin, aparece nas suas fotografias em diversas situações, em bares, com amigos, com o seu namorado Sharon, com o seu filho Max, acompanhando-a até à sua decadência, devido à doença, e até à sua morte, quando é fotografada no caixão. 

Cookie and Vittorio’s Wedding (1986)
Cookie at Vittorio’s Casket (1989)
Cookie in her Casket (1989)



Fotografar revelou-­se assim, para Nan, um ato de resistência, uma tentativa de vencer a morte através do documento, do registo fotográfico. 


Mas, 


“I used to think that I could never lose anyone if I photographed them enough. In fact, my pictures show me how much I’ve lost.” (Goldin, Couples and Loneliness , 1999)


Sem comentários:

Enviar um comentário