terça-feira, 30 de novembro de 2021

El Río/The River: A collaboration

El Río/The River: A collaboration (Cidade do México: Gato Negro, 2018) é um livro de artista impresso em Risograph, constituído por fotografias da artista estadunidense Zoe Leonard (1961) e poemas de Dolores Dorantes (1973), poetisa e jornalista mexicana exilada nos Estados Unidos por causa do seu empenho como activista. 

O tema principal do livro é o rio que faz parte da fronteira entre o México e os EUA: o rio chamado Rio Bravo de um lado e Rio Grande do outro; a fronteira entre o estado americano do Texas e os estados mexicanos de Chihuahua, Coahuila, Nuevo León e Tamaulipas. O rio, representado nas fotografias tiradas por Zoe Leonard em 2017, constitui o encontro/contraste entre duas realidades violentamente separadas uma da outra e, ao mesmo tempo, indissociavelmente ligadas uma à outra. O rio, constitui um ponto de possível travessia, mas também de possível não-retorno.

A corporalidade e concretude desta fronteira é realçada pelo meio fotográfico, enquanto que o texto escrito mostra a transição de uma língua para outra - a passagem de um país para outro - do espanhol para o inglês. Esta dicotomia é também realçada pelo título bilingue do livro, que revela o significado que Dorantes e Leonard atribuem a este projecto. A intenção deste livro de artista parece ser a de estabelecer um diálogo entre estas realidades confinantes, de criar pontos de contacto. Dentro e através dele, o limite e a separação são desafiados pelo encontro e a hibridação. A dupla vida do rio: bloqueio e movimento, emerge da colaboração destes linguagens.













Sem comentários:

Enviar um comentário