The Big Squeeze; Oil politics behind the Iraq War — Noma Bar |
O design visual é um componente fundamental de modo a despertar a atenção do público, o que influencia significativamente as prioridades e o público-alvo. De forma a criar uma composições apelativas, trabalhamos com elementos base da visualidade, organizando-os conforme os princípios do design. Estes elementos e princípios formam os alicerces do design visual e o seu entendimento é crucial no design visual de qualquer objeto.
Aprender a alcançar o equilíbrio entre estes princípios é o que a maioria dos designers tentam alcançar para que o seu design tenha estrutura e transmite uma mensagem explicita. Um dos conceitos-base é o espaço.
Espaço refere-se à area que uma forma ocupa numa composição e este espaço pode ser determinado como positivo ou negativo, sendo que o positivo é o que está preenchido e o negativo vazio ou superfície suspensa entre elementos no design (como um background, por exemplo).
“Sometimes, what we don’t see is just as important as what is clearly in front of us.” [1]
Noma Bar, ilustrador israelita que atualmente reside em Londres, utiliza este principio de espaço como elemento dominante nas suas produções artísticas. Apesar da variedade dos seus assuntos — desde social e entretenimento até ao campo politico e governamental — ele trabalha o espaço negativo, para adicionar camadas ao assunto principalmente representado.
Durante a primeira Guerra do Golfo, Norma Bar (quando era adolescente) apercebeu-se da semelhança entre a cara de Saddam Hussein a um símbolo de radiação. Ele tem uma maneira muito diferente de ver o mundo, sendo que muitas pessoas não conseguiriam olhar para o símbolo e identificar uma cara. [2]
Noma Bar adora contar histórias visuais. [3] Com o objetivo de provocar um olhar reflexivo e curioso, faz uso do espaço (tanto positivo como negativo) e as suas ilustrações são formadas por uma única imagem ou então podem ser um conjunto de elementos temáticos que formam uma imagem maior, que nos leva sempre a fazer um segundo ou terceiro take visual. Por outras palavras, Norma Bar é considerado como um dos mestres da ilusão no campo da ilustração.
As suas obras conseguem captar a atenção da audiência (fazendo com que o seu conteúdo e mensagem se destaquem), devido ao seu design limpo mas forte — o que é um fator essencial para atrair a maioria das pessoas —, evitando carregar as suas criações com ruído visual.
O seu repertório de obras soma mais de uma centena de capas de revistas e mais de 500 ilustrações e a publicação de três livros e ainda recebeu vários prémios, que incluem um Gold Clio, um Yellow Pencil e sua exposição foi destacada no London Design Festival 'Cut It Out'. Entre as várias ilustrações, alguns dos seus projeto mais conhecidos são uma animação de 30 segundos para a World Food Programme [4] e uma série para a Mercedes-Benz [5].
Com projetos para a revista Time Out, BBC, Random House, The Observer, The Economist, The Guardian, ele é uma identidade bastante poderosa no mundo da ilustração e o uso de paleta colorida, formas e iconografia reduzida, o estilo é instantaneamente reconhecível.
-
1 — Mack, Alexandra (2018). How can Negative Space inform innovation?. Medium. Disponível em: https://medium.com/alchymyx/how-can-negative-space-inform-innovation-19aff118461a
2—Oliver, Wainright (2013). Interview — Noma Bar: 'My work is a painkiller’. TheGuardian. Disponível em:
3—Outline Editions. Noma Bar. Disponível em: https://www.outline-editions.co.uk/collections/noma-bar
4—Montgomery, Angus (2015). Stop Hunger. Start Peace, by TBWA Chait NY and Noma Bar
. TheGuardian. Disponível em: https://www.designweek.co.uk/inspiration/stop-hunger-start-peace-by-tbwa-chait-ny-and-noma-bar/
5—Brewer, Jeny (2017). Noma Bar animates a tongue twister for Mercedes-Benz’ series on road safety
. It’sNiceThat. Disponível em:https://www.itsnicethat.com/news/noma-bar-biker-mercedes-benz-animation-230617
Sem comentários:
Enviar um comentário