quinta-feira, 19 de maio de 2022

Imersão do movimento

    Com palco no BAG, Banco das Artes Galeria, a  30 de abril decorreu uma performance dinamizada pela 10ª edição do festival de artes performativas Metadança, na cidade de Leiria. O festival recebeu a 9ª residência artística, um grupo de alunos da escola superior de dança que criaram um Site-Specific (obra baseada no espaço/o seu local de exposição) desenvolvida no espaço do BAG, construído em 1923, a antiga delegação do Banco de Portugal de Leiria, uma das obras do arquiteto Ernesto Korrodi.

    Esta performance surpreende a audiência pela imersão no edifício e pelo jogo de interação com as obras expostas na galeria, da exposição VARIOUS POSITIONS dos artistas Run Jiang, Rodrigo Canhão, Luís Silveirinha e Luís Almeida. De forma estudada, conseguiram conectar a sua presença e movimentos com o interior e exterior do edifício.


     

     Começando esta viagem no exterior, em frente à porta do edifício, observando as figuras peculiares (dançarinos) que dele surgem, conseguimos logo  reparar no seu envolvimento e fluidez com as formas do edifício. Começa por ser apenas um personagem que se encontrava sentado na escadaria da entrada. Este levanta-se e saltitando desloca-se até ao portão do jardim interior do mesmo, comunicando com movimento convida os restantes dançarinos do grupo a segui-lo, que da mesma forma saltitante se deslocam. Rapidamente convidam os espectadores a acompanhá-los através do portão do jardim interior. Daí de formas discretas e fluidas, guiam o grupo de espectadores pelas diferentes salas e corredores, tendo um ritmo adequado às obras expostas em cada espaço. Com um jogo de diferentes momentos e focos de atenção, conseguem captar a nossa atenção e dessa forma criam um jogo de interesse e submersão.

    Durante o decorrer da performance, criam vários momentos de interesse e intriga por parte do espectador, desde esconderem-se entre as plantas até uma repetição de falas que eventualmente se começam a sobrepor umas às outras. Isso culmina num momento em que todos falam ao mesmo tempo e as palavras perdem a definição e sentido enquanto os dançarinos se movimentam se de forma perdida e confusa.

    Tudo isto é interrompido quando se desligam as luzes. Aos poucos, voltam a movimentar-se em direção aos espectadores que sentem a necessidade de se movimentar para lhes abrir caminho.


    Eventualmente o grupo é levado para o cofre do edifício, que era usado quando este ainda exercia a sua função original como Banco de Portugal. Quando todos os espectadores entram, os bailarinos fecham a única porta do cofre. Numa correria vão à volta do cofre passando pela porta e espreitando para o seu interior. O ritmo vai acelerando e culmina ao voltarem um a um espreitando pela porta. Apagam as luzes e as falas sobrepostas sem nexo regressam. O ambiente foi totalmente alterado. Por fim ficam em silêncio, lentamente abrem a porta e voltam a ceder passagem para que os espectadores possam ser "libertados".


      

    Por duas vezes fui surpreendida com uma leve troca de lugar, em que deixamos de ser o espectador para ser o espectado. Há o momento dentro do cofre em que os dançarinos nos observam e vão passando, passando nós a ser o objeto de observação. No final, que termina no mesmo local em que começou, as nossas posições estão invertidas. Dançarinos na rua observando-nos, e espectadores nas escadas no edifício sendo observados. Conseguem com a expressão do seu corpo explorar o edifício de forma não óbvia e inovadora, são expressivos, comunicam muito bem sem palavras o que devemos olhar, onde devemos olhar, onde devemos ir. Conseguem captar a atenção em momentos chave, conseguem nos confundir quando assim o pretendem, e voltar a captar a nossa atenção com um estrondo impactante. Controlam a atmosfera e o seu som.

 





 

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