terça-feira, 19 de outubro de 2021

Laure Prouvost e o Livro de Artista como ferramenta de reeducação

 

Laure Prouvost. Ocula Magazine. 2018. Foto: © Harry Kampianne

Laure Prouvost (França, n.1978) é uma artista multidisciplinar que, através de colagens, performances, instalações e material audiovisual de caráter experimental, questiona os limites entre ficção e realidade, relações intra- e interindividuais e como são expressas na contemporaneidade, baseando-se em «investigações sobre a transmissão sensorial de conhecimento, o processamento de pessoas e a transliteração entre modos de pensamento» (Tique, “Publication on Contemporary Art.” 2020.: Laure Prouvost – Re-dit-en-un-in-learning CENTER. https://www.tique.art/exhibitions/laure-prouvost-re-dit-en-un-in-learning-center/).

Em sua mais recente exposição Re-dit-en-un-in-learning CENTER, realizada em parecia com a Galeria Lisson (Londres), Prouvost promove uma experiência de desaprendizado e reaprendizado linguístico e cultural afim de estimular uma «jornada em direção à compreensão, definição, pertença, naturalização ou partida». Passamos então por diferentes momentos onde somos expostos a tapeçarias, instalações, vídeos e objetos gráficos que têm como finalidade desestabilizar nossa relação com os signos linguísticos, evidenciando sua arbitrariedade. Através da associação [aparentemente] aleatória de signos não-usuais a palavras ou frases, nos posiciona numa zona de desconforto que pode ser o ponto de partida para um questionamento do ser e redescoberta pessoal.


Laure Prouvost, THIS MEANS TABLEAU, 2019-2020, Foto: © Galeria Lisson.


Laure Prouvost, THIS MEANS LOVE, 2020, Foto: © Galeria Lisson.



Com o intuito de complementar e consolidar o trabalho realizado nesta exposição, a artista desenvolveu em parecia com o Museu VanAbbe (Eindhoven) uma publicação "didática" entitulada This Means Love que re-introduz a nova linguagem, desta vez aplicada a exercícios práticos. «Desafiando os sistemas convencionais de linguística e representação, Prouvost substitui palavras e conceitos emotivos por objetos antropomorfizados que são então transcritos e traduzidos em testes lexicais e linguísticos progressivamente complexos e, eventualmente, em narrativas inteiras.» (Lisson Gallery, 2020.: Laure Prouvost – This Means Lovehttps://www.lissongallery.com/shop/laure-prouvost-this-means-love). Deste modo, faz mais do que instigar seus expectadores a levar consigo um souvenir da exposição: convida-os a realizar um trabalho para casa que, na prática, garante que o trabalho de desaprendizado e reaprendizado feito ao longo da exposição seja contínuo e duradouro  afinal, apesar da utilização dos meios da linguística, o objetivo final da artista é transpor as barreiras físicas e linguísticas que impedem «as conexões necessárias para construir relacionamentos, criar significado e, finalmente, definir o amor.» (Ibidem. Lisson Gallery, 2020).

This Means Love é mais do que uma publicação: é uma extensão do trabalho da artista, produzido não só a partir de seus meios teóricos mas de seus próprios signos e imagética. Laure Prouvost nos convida a conhecer sua própria linguagem, que nos é ensinada através de diversas metodologias enquanto nos encontramos no ambiente controlado da galeria ou museu, mas ao produzir um material de caráter didático que oferece a possibilidade da continuidade a este aprendizado, se introduz em nossas casas e mentes de forma permanente, utilizando sua arte como uma forma de reeducação.




Sem comentários:

Enviar um comentário