quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Photobook: Lisboa, Cidade triste alegre

 


1954 foi o ano em que os arquitetos e fotógrafos Victor Palla e Costa Martins publicaram o PhotoBook “Lisboa, Cidade triste e alegre” que se tornou uma obra pioneira da fotografia portuguesa contemporânea.

O livro nasceu com o objectivo de honrar a cidade em que ambos os autores nasceram, através de uma escolha de 200 entre 6000 fotografias acompanhadas de excertos de autores portugueses como Jorge de Sena, Alexandre O’Neill e Eugénio de Andrade.


A obra, que demorou um total de 3 anos a ser completa, relata através da fotografia as várias faces da cidade. As classes sociais, as pessoas, as ruas e suas rotinas e surpresas. Tudo isto decorreu numa altura de censura em que não era habitual encontrarmos obras tão cruas e honestas sobre a realidade do país, mais precisamente da capital.

Editorialmente é um Photobook repleto de escolhas gráficas interessantes como páginas com metade da largura do livro e cores impressas em litografia sobre algumas das fotografias Estas não contém uma identificação de  autoria por escolha dos autores.

Apesar do insucesso no mercado português, foi reconhecido internacionalmente como um dos melhores livros de fotografia do século XX pelo livro The Photobook: A History. A partir daí o interesse na obra aumentou.

Em 2009 foi feita uma reedição do livro assinalando meio século desde da sua primeira edição. A nova edição foi feita com a maior parecença à original, com o acréscimo de um suplemento com introdução de Gerry Badger.


http://www.artecapital.net/recomendacoes_ev.php?ref=57

https://www.museudelisboa.pt/pt/artigos/lisboa-cidade-triste-e-alegre-arquitectura-de-um-livro

https://observador.pt/2015/10/07/as-fotos-da-lisboa-triste-e-alegre-dos-anos-50/


Sem comentários:

Enviar um comentário