quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Annie "Lou" Rogers: A Cartunista Sufragista

 

Lou Rogers, One Ounce of Fact is Worth a Ton of Theory (1912)

Em 1900, as mulheres americanas só podiam votar em alguns estados ocidentais. As sufragistas estavam se esforçando para ganhar o direito ao voto, mas escrever artigos, cartas e discursos não parecia ser suficiente. Elas precisavam de outra maneira de convencer o público.

As antissufragistas começaram cedo e espalharam imagens negativas das sufragistas desde os meados de 1800 – quase desde que o movimento sufragista surgiu. As tiras humorísticas troçavam das sufragistas, projetando-as como ofensivas para os padrões sociais da época: feias, agressivas, velhas, solitárias, amargas e masculinas. Algumas revistas e jornais opiavam o voto feminino, outras gozavam da própria ideia de que as mulheres gostariam ou poderiam votar.
As caricaturas políticas eram/são desenhos destinados a expressar a opinião do artista, eram uma forma de atingir um amplo grupo de leitores, pois recorriam há utilização das imagens para chamar a atenção das pessoas e estes por vezes diziam mais sem dizer nada do que os próprios artigos escritos. As imagens carregavam poder nos anos 1800 e 1900, assim como fazem hoje. No início dos anos 1900, as sufragistas começaram a retomar ao controle, espalhando mais imagens próprias. Embora quase todos os artistas de desenhos humorísticos fossem do sexo masculino, um grupo surpreendentemente grande de artistas femininas começou a desenhar cartoons. Os seus desenhos espalharam-se por todo o país em jornais e revistas, divulgando a mensagem do sufrágio. Uma das primeiras e mais populares cartunistas femininas foi Annie "Lou" Rogers.

Lou Rogers, Welding in the Missing Link , The Judge (1912)
Quando Lou Rogers tentou entrar no cartunismo político pela primeira vez, por volta de 1908, «os editores disseram que não havia mulheres cartunistas». «Eles disseram que as mulheres não sabiam nem fazer piadas. » Annie Lucasta Rogers, fora uma cartunista importante para o movimenta sufragista e outras injustiças contra as mulheres da época. Devido ao preconceito de género na indústria editorial de jornais e revistas dominada por homens, ela usou o nome de Lou Rogers, de modo a publicar prodigiosamente como comentarista visual e caricaturista sobre os direitos da mulher. Rogers foi uma reformadora franca, que usava a sua voz e corpo como armas nas batalhas pelo voto e outros direitos humanos fundamentais que foram negados às mulheres. Os seus desenhos demonstravam a injustiça num país onde as mulheres não têm controle sobre as leis que exerciam sobre os seus corpos. Além do seu compromisso com o socialismo, o feminismo e a libertação das mulheres, muito antes dos anos 1960, ela conquistou uma reputação respeitável e uma clientela variada. Rogers escreveu e ilustrou um recurso de rimas infantis intitulado "Gimmicks" para a Ladies Home Journal. Ela não foi de forma alguma a única mulher a criar uma arte de agitação empolgante.

Lou Rogers, The burden long ago called "Woman's Duty" (1912)
Lou Rogers, Birth Control Review (1918)

Outros, ainda menos lembrados, mas não menos dignos de respeito hoje, são Edwina Dumm, uma autora e desenhista de histórias em quadrinhos de longa data que acabou contribuindo com os seus desenhos para os quadrinhos da «Mulher-Maravilha». Grace Drayton, uma ilustradora que criou a personagem Dolly Dimples em 1905. E Ann O'Connor, uma artista de ilustração que trabalhou em revistas como a Ladies Home Journal e Good Housekeeping. Rogers foi pioneira na abordagem de temas controversos, como o sufrágio feminino e a reforma social. Ela usou os seus trabalhos para atacar a exploração das mulheres e a discriminação racial. Em 1909, ela tornou-se a primeira mulher a ter um cartoon publicado na revista Puck, intitulado «A Guerra do Sufrágio». Rogers também criou os personagens Little Lou e Miss Lizzie para a Life Magazine, que foram bem recebidos pelos leitores. Lou foi uma das muitas mulheres que avançaram na arte da agitação política, e seu trabalho.
Lou Rogers, The Judge (1912)
"Não é a arte como arte que me interessa; é a arte como oportunidade de ajudar as mulheres a ver os seus próprios problemas, ajudar a revisitar as coisas verdadeiras nas tradições que as prendem; ajudando-as a ver as coisas que são falsas sobre as mesmas." — Lou Rogers, artigo da revista Cartoons de 1913

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