quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Cain's Jawbone // o livro de mistério

Esta semana venho falar de um romance um pouco diferente do habitual. Cain’s Jawbone é um mistério escrito por Edward Powys Mathers em 1934, sob o pseudónimo de “Torquemada”. O autor era um tradutor inglês e poeta e era também conhecido por ciar palavras cruzadas difíceis para o jornal The Observer sob o mesmo pseudónimo, desde 1926 até morrer. Outros trabalhos dele para o jornal era fazer revisões de histórias de detetives. Em 1934, ele decide publicar essas revisões e inclui “Cain’s Jawbone” na mesma edição e, depois em 2019 foi publicado novamente.

O que destaca este livro de todos os outros mistério é que o próprio livro é um mistério, um puzzle. O gosto do autor por palavra cruzadas e histórias de detetives originaram este livro que até ao dia de hoje só foi resolvido por quatro pessoas. Depois da sua primeira publicação o livro foi esquecido até à pouco tempo, quando foi publicado em separado do resto das revisões da publicação original.


O livro é um compilação de seis casos de homicídio e o objetivo é conseguir encontrar o nome das seis vítimas e os seus respetivos assassinos. Constituído por 100 páginas, o leitor deve descobrir a ordem correta das mesmas. O problema é, como existem tantas referências, citações, trocadilhos e outros jogos de palavras, o leitor acaba por ficar completamente confuso e várias combinações parecem possíveis. Existem infinitas possibilidades mas apenas uma é a correta. O nome do livro, “Cain’s Jawbone” é uma referência ao primeiro homicídio documentado, Cain e Abel na bíblia, e refere a arma usada por Cain. Até esta referência pode ser relevante para a resolução do puzzle.


Quando o livro foi publicado pela primeira vez em 1934, ofereciam a quem descobrisse o mistério £25. Em 1935, um ano depois da publicação, dois senhores conseguiram resolver o puzzle, S. Sydney-Turner e W. S. Kennedy. Estes foram os primeiros registados a decifrar o livro. Infelizmente, a solução nunca foi publicada e ficou perdida.

Quando Patrick Wildgust recebe uma cópia da edição original fica cativado e tenta encontrar a solução. Em 2016 pede ajuda ao jornal The Observer, onde o autor trabalhou e por onde o primeiro concurso foi anunciado, e consegue encontrar um senhor, chamado John Price, que em 1988 tinha feito uma publicação no jornal a pedir ajuda e foi respondido por um residente de um lar de idosos que lhe deu a solução que este tinha resolvido quando o livro foi publicado pela primeira vez em 1935 mas não tinha ficado registado e ainda tinha um nota escrita por Edward Mathers a felicitá-lo. Assim, em 2019 Wildgust publica o livro novamente com uma nova competição no valor de £1000 (vale mais ou menos o mesmo que £15 em 1935). Em 2020, depois de quase seis meses em quarentena devido ao COVID-19, John Finnemore decifrou o puzzle. 

Atualmente, está a ocorrer um terceiro concurso, devido à grande procura pelo livro. Os leitores têm até ao final deste ano para apresentarem a solução e ganhar cerca de £300.


Este livro é ideal para quem gosta de puzzles e mistérios mas cuidado pois é extremamente difícil e frustrante. A escrita pode ser um pouco confusa, visto que foi escrito nos anos de 1930, o que ainda vai confundir mais o leitor com todas as referências e todos os jogos de palavras.



Deixo aqui o link para o livro e para mais informações sobre o concurso atual:

https://unbound.com/books/cains-jawbone-paperback/

Sem comentários:

Enviar um comentário