sábado, 19 de junho de 2021

OSGEMEOS: Segredos

Dos muros de São Paulo, passando pela Tate Modern, OSGEMEOS desembarcam na Pinacoteca de São Paulo-BR.

A exposição OSGEMEOS: Segredos, teve início em 15 de outubro de 2020 e segue até 09 de agosto de 2021, na Pinacoteca de São Paulo, com curadoria de Jochen Volz. Em razão do estado de pandemia em que o mundo se encontra, há um controle rígido de acesso com redução do número de visitantes. Os ingressos só são vendidos antecipadamente pelo site e os lotes encerram-se rapidamente.

Num período tão triste, em que a arte só existiu virtualmente, uma megaexposição é o que de melhor poderia acontecer.

Mas não só a pandemia provoca essa corrida para ver a exposição. OSGEMEOS são hoje importantes representantes da arte contemporânea brasileira, uma arte que começou na rua e ganhou notoriedade no Brasil e internacionalmente: já exposta nos EUA, UK, Alemanha, Japão entre outros. A linguagem singular de seus grafites e pinturas, identificáveis em qualquer lugar do mundo, provocam um encantamento nos espectadores de quaisquer idades.

OSGEMEOS - designação que os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo adotaram porque sempre trabalham juntos no mesmo suporte, são um único artista. São os meninos do Cambuci, bairro de classe média de São Paulo, onde mantêm seu ateliê até hoje. Na exposição Segredos contam – com os respectivos registros - que desde crianças frequentavam museus levados pela mãe e que começaram a desenhar muito cedo por influência do irmão mais velho. Aos setes anos participaram de oficina de férias para crianças na Pinacoteca. Prova de que a ação educativa em museus e a motivação da família, podem gerar bons resultados.



Quando adolescentes, nos anos 80, trabalhavam como contínuo (estafeta, office-boy) num Banco e frequentavam as ruas do centro de São Paulo, onde o movimento de música, dança e grafite do Hip-Hop estava no auge. Assim, adolescentes, skatistas, grafiteiros, dançarinos de ‘break’, formavam uma espécie de tribo no entorno do estilo Hip-Hop. Esse é o mundo que ainda orbita seus trabalhos até hoje.

Mas como os artistas mesmo dizem, no grafite a ação é outra. A arte é dinâmica. Ainda que considerarmos a rua um museu, pois pode ser, a sua visibilidade e publicidade são restritas, assim quanto mais pessoas veem a arte mais a arte precisa ser vista. Antes de OSGEMEOS, os grafiteiros Basquiat, Keith Haring, Alex Vallauri, já haviam ultrapassado essa barreira entre a rua e a galeria.



Lembro-me bem da primeira exposição que visitei de OSGEMEOS em 2006 na Galeria Fortes Vilaça, em São Paulo. Também a primeira exposição individual da dupla no Brasil. Via-se a galeria à distância como um grande grafite, o cubo branco tornou-se um cubo amarelo com rosto do personagem símbolo dos seus trabalhos. Por dentro o cubo tinha todas as paredes pintadas e no centro uma geringonça colorida que tinha movimentos, fazia barulhos, e naquele cenário nos introduzia num campo onírico e lúdico, uma queda para a toca do coelho.

Porque lembrar? 1- Porque é importante ver depois de mais de quinze anos que o trabalho dos irmãos teve continuidade, que houve inovação e maturação para se firmar nesse mundo das artes, que o caminho que os levou a esse sucesso foi traçado dia a dia desde cedo e com muita dedicação na busca de um estilo próprio, e conseguiram. 2 -Porque o museu está tomado: são mais de 1.000 itens, que abarcam desde a infância até o momento atual e 50 obras inéditas, dispostos em 7 sete salas, uma instalação no átrio e um boneco inflável gigante no pátio interno a céu aberto, que atravessa todos os andares e pode ser visto das janelas que dão para esse espaço, mas a magnitude do evento e a quantidade de informações afastou-me daquele emergir em sonho, em deixar-me levar pela brincadeira, pela catarse.

Enfim, uma expografia histórica, que por certo já estava em tempo de acontecer, com pinturas que continuam a encantar e que são sempre o ponto forte, ainda que os objetos esculturais e as instalações surpreendam mais à primeira vista. E claro têm OSGEMEOS, cujo nome por si só é sinônimo de aventura.

A vida fica mais alegre depois desse espetáculo.

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