segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Von Calhau! apresenta OXIMOROBORO na Culturgest.

Ele e Ela são Von, Von Calhau.
Marta Ângela e João Alves conheceram-se em 2006, no Porto, durante um workshop de criação de instrumentos eletrónicos e do qual João foi o formador; dos vários participantes, apenas Marta chegou ao fim, tendo sido, portanto, a única resistente.


Marta e João iniciaram uma viagem pela música experimental; durante o primeiro ano de criação conjunta lançaram vários registos áudio, álbuns (alguns disponíveis online), realizaram com certos e showcases performativos, de norte a sul do país.
Para completar este percurso, ou simplesmente levados por uma curiosidade impetuosa, embrenharam-se por outros caminhos: artes plásticas, cinema, desenho e poesia. Sem nunca perder a sonoridade metalizante, começaram a chover Calhaus!
Todas as práticas artísticas se metamorfosearam numa identidade que, partida em dois – unidade vs. equilíbrio, emotividade vs. Razão, evidencia todas as experiências de pesquisa e do processo de criação nas obras e manifestos artísticos de Von Calhau!


Com recurso às técnicas visuais fundadas pela poesia concreta, Von Calhau! apresenta uma série de obras c
om recurso às técnicas visuais fundadas pela poesia concreta, Von Calhau! apresenta uma série de obras gráficas onde explora a composição visual, da forma à palavra, os seus sentidos duplos em conjunto com os elementos sonoros que as caracterizam.

OXIMOROBORO, recebe-nos com um espaço aparentemente vazio, cheio de uma temporalidade que se cola das paredes da Galeria 2 da Culturgest.
Os primeiros estímulos de uma sala aparentemente vazia, visuais mas sobretudo sonoros, leva-nos a entrar na escuridão e descobrir as projeções, os desenhos, as figuras dúvidas que dançam nas paredes.


OXIMOROBORO, é registo humorístico e sarcástico, uma chamada de atenção, um convite ao despertar dos sentidos para ver até ao dia 10 de Janeiro, na Galeria 2.
Para enriquecer o momento, está previsto o seguinte programa: dia 31 de Outubro haverá uma performance ao vivo, no dia 26 de Novembro, uma conversa com os artistas e ainda uma visita guiada com o curador Miguel Wandschneider, no dia 5 de Dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário