sábado, 13 de janeiro de 2024

Otl Aicher e os Jogos Olímpicos de 1972

    Otto "Otl" Aicher, foi um designer gráfico e tipógrafo alemão conhecido por ser um dos fundadores da influente Ulm School of Design. Também, liderou a equipa de design dos Jogos Olímpicos de Verão de 1972 em Munique e, supervisionou a criação do sistema de pictogramas usado com destaque na altura.


Otto Aicher, 1922-1991


    Aicher nasceu em Ulm, no estado de Baden-Württemberg, a 13 de maio de 1922. Era colega de classe e amigo de Werner Scholl, e através dele conheceu a sua família. Tal como os Scholls, Aicher opôs-se fortemente ao movimento nazi e, por isso, acabou por ser preso em 1937 por se recusar a ingressar na Juventude Hitlerista e, consequentemente, foi reprovado no exame de entrada na faculdade em 1941. Posteriormente, foi convocado para o exército alemão para lutar na Segunda Guerra Mundial, embora tenha tentado sair em várias vezes. Acabou por abandonar, em 1945, escondendo-se na casa dos Scholls.

    Em 1946, após o fim da guerra, Aicher começou a estudar escultura na Academia de Belas Artes de Munique, abrindo o seu próprio estúdio um ano depois. Casou-se com Inge Scholl, uns anos mais tarde e juntos com o Max Bill fundaram a Escola de Design de Ulm, uma escola com os ensinamentos relacionados a Bauhaus, que se tornou um dos principais centros educacionais de design da Alemanha desde a sua fundação até o seu encerramento em 1968.



Escola de Design de Ulm



    Em 1966, Aicher foi convidado pelos organizadores dos Jogos Olímpicos de Verão de 1972 em Munique para se tornar o designer-chefe da equipa de Design dos Jogos Olímpicos. Foi convidado a criar um projeto que complementasse a arquitetura do estádio recém-construído em Munique, projetado por Günther Behnisch. 


    Baseou o seu trabalho na iconografia dos Jogos de 1964, o designer criou um conjunto de pictogramas destinados a fornecer uma interpretação visual do esporte que apresentavam, para que atletas e visitantes da Vila Olímpica se pudessem orientar. Com base num sistema de grades criou os pictogramas e escolheu uma paleta de cores brilhantes específica, escolhida por si.



Pictogramas, Jogos Olímpicos de 1972



    As cores escolhidas para os designs dos jogos foram selecionadas para refletir os tons dos Alpes, uma seleção de azul, branco, verde, laranja e prata. As cores foram utilizadas para identificar temas atribuídos como mídia, serviços técnicos, hospitalidade de celebridades e funções públicas e, cada uma tinha uma cor diferente para que os visitantes pudessem diferenciar os temas ao redor do estádio e da vila. 


    Aicher usou a fonte Univers para os designs olímpicos, produziu 21 cartazes para divulgar as diferentes modalidades nos jogos, utilizando as cores oficiais do design e incluindo também o logotipo e "München 1972".




Posters, Jogos Olímpicos de 1972

    Por fim, a equipa de design escolheu utilizar uma técnica chamada "posterização" para os gráficos dos posters, separando as qualidades tonais das imagens num processo manual. O primeiro desses cartazes foi um cartaz do estádio olímpico que se tornou o cartaz oficial desses jogos.




sites consultados:

https://www.studiointernational.com/otl-aicher-design-type-thinking-winfried-nerdinger-and-wilhelm-vossenkuhl-book-review-prestel

https://designhistorylab.com/olympics/Markus_Rathgeb_Otl_Aicher1.pdf




Sem comentários:

Enviar um comentário