sábado, 20 de janeiro de 2024

Livro de cabeceira nº2: Real Review 14

Livros de cabeceira: notas sobre a forma do livro


Livros de cabeceira é uma série de pequenos textos escritos sobre o design de livros da minha biblioteca pessoal, desde os livros mais sofisticados da minha coleção até aos mais ingênuos, focando-se nos seus aspetos formais, a sua materialidade, a capa, a encadernação, a tipografia, etc. Com o objetivo de compreender o papel da sua forma física nos contextos culturais sob os quais foram criados. Este formato é inspirado no livro Notes on Book Design de Formal Settings editado pela Onomatopee em 2023.



Livro de cabeceira nº2: Real Review 14 (edição de verão de 2023) 

 

 




Editor: Jack Self

Design: OK-RM

Ilustração da capa: Nishant Choksi

Editora: REAL foundation

Impressão: Danny Kirk Prints


Composto em tipos Gestalt desenhados para a revista por Seb McLaughlan

Encadernação com agrafo e dobra dupla, impressa em papel brilhante de 60 gm

Impressa em Londres


Comprei esta revista impulsivamente na livraria do Museu de Arte Contemporânea Hamburger Bahnhof em Berlim, indecisa entre a Real Review e a Spike magazine, acabei por decidir trazer esta por já ter visto a Spike em livrarias portuguesas, pelo que passado uns meses entro na matéria-prima no porto e vejo esta edição exposta na prateleira das revistas logo à entrada no lado esquerdo; penso: afinal devia ter comprado a Spike, ou esta foi a justificação que usei para não dar mais 10 euros por uma revista que provavelmente não iria passar no aeroporto pois estava de mala de cabine e não podia levar mais que 10kg.

No entanto, a Real Review, editada por Jack Self, arquiteto e escritor em Londres não oferece esse problema, é uma publicação independente, sem publicidade, fundada apenas pelas suas vendas e um programa de membros, duvido que chegue a pesar 500 gm sequer, impressa em papel brilhante fino de apenas 60 gm, é uma revista que mostra ter sido manuseada, de toque frágil que não resiste a pequenos vincos.

A sua aparência exterior é contemporânea, fundo branco e uma impressão duocromática a preto (texto) e laranja (imagem), a utilização de uma letra não serifada desenhada especificamente para a revista inspirada nas clássicas grotescas, Arial, Helvetica e Akzidenz-Grotesk, uma ilustração de uma cara/máscara que se tornou identitária da revista e um R a ocupar toda a metade inferior que funciona como um logotipo ao longo das várias edições.

What it means to live today (O que significa viver hoje) é o mote editorial desta publicação, a edição número 14 é dedicada à percepção direta (Direct Perception), esta é uma revista literária, segue o formato  de resenha e explora as relações de poder através duma análise do mundo material, acompanhando as constantes alterações do zeitgeist atual,  o uso da imagem é secundário e serve mais como um complemento ao texto do que como uma peça por si só, com algumas excepções. A paginação é relativamente simples, a separar as várias contribuições de autores convidados, o corpo de texto ora é composto numa coluna única ou em duas colunas consecutivamente sendo o corpo de texto quando duas colunas são usadas mais pequeno. O texto tem uma boa contagem de palavras por linha e uma justificação à esquerda permitindo uma leitura confortável.

A sua encadernação, no entanto, foge ao convencional, o que aparenta ser uma revista de aproximadamente 11,5x26,5 cm é na verdade uma revista de 23x26,5 cm, quase quadrangular, encadernada com agrafo e uma dobra dupla na vertical, chamada, no termo inglês, endorse fold, convencionalmente utilizado em tablóides, o que faz com que o manuseamento desta revista seja muito físico, existem sempre duas páginas encobertas pela dobra que precisam ser desvendadas pelo leitor.

O ISBN e o código de barras  aparecem na capa como mais um elemento gráfico, no que diria ser uma decisão propositada, uma transparência perante as condições materiais desta revista, que declara no seu editorial dedicar-se “à promoção da democracia, da inclusão e da igualdade de todos os tipos.” 



https://real-review.org/

https://www.ok-rm.co.uk/

https://dannykirkprints.com/

https://fontsinuse.com/uses/16733/real-review-3

https://real.foundation/

Sem comentários:

Enviar um comentário