quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

BENEFICIAL SHOCK! // uma revista de filmes e ilustração

 “ ‘Beneficial Shock!’ É uma revista anual para amantes de cinema e entusiastas de ilustração que defende o pensamento progressivo de criadores contemporâneos. A revista explora elementos e temas cruciais do cinema que, muitas vezes, são marginalizados ou esquecidos, fornecendo uma plataforma para a expressão individual e visa oferecer uma narrativa visual atemporal e corajosa para aqueles que desejam algo um pouco diferente.”



Esta revista de cinema foi fundada por Gabriel Solomons e Phil Wrigglesworth, ambos professores na Bristol School of Arts and Design. 

O primeiro lançamento foi em 2017. A forma de apresentação das publicações é bastante criativa tal como o conteúdo. A narrativa é bastante ousada e é completada por ilustrações. Coloridas e arrojadas. Em vez da clássica revista de cinema cheia de reviews e entrevista, esta revista, não convencional, pega em filmes e re-interpreta-os de forma humorística e relevante para falar sobre conteúdo relacionado com o cinema; conteúdo este, controverso, que eles tentam apagar o estigma à sua volta, usando sempre filmes como maneira de abordagem.


Por exemplo: a quinta edição tem o tema 'THE SECRETS AND LIES', foi lançada depois da quarentena de 2020. Nesta edição todas os artigos centram-se em mentiras e fraudes, teorias de conspiração e histórias de heróis; tudo isto através de uma interpretação diferente do habitual de filmes de Hollywood. 

Um dos artigos desta edição foi “Making Faces”, que explora o conceito de usar de máscaras - literais ou não -, como por exemplo para esconder a identidade ou em rituais religiosos em algumas culturas; pegando em filmes diversos onde explicam o porque da personagem usar máscara e o seu significado em relação ao enredo. Por exemplo, fala sobre o filme Clockwork Orange, e explica a máscara escolhida por Alex em torno da história e do seu desenvolvimento como personagem. Tal como este artigo a revista está repleta de teorias e historias sobre mentiras e ilusões. 




Esta revista foi uma maneira que os criadores e artistas encontraram para expor as suas críticas de maneira subtil, e até engraçada, através de filmes que muitos de nós adoramos.

Sem comentários:

Enviar um comentário