Ikko Tanaka (田中 一光, Tanaka Ikkō) |
O estilo que Tanaka desenvolveu ao longo do seu percurso como designer integrava a arte japonesa tradicional, principalmente a caligrafia com símbolos culturais, encontrando um equilíbrio entre a simplicidade e a sofisticação. Influenciado por filosofias de design japonesas e ocidentais, as suas criações, como o icónico poster para a Exposição Mundial de Osaka de 1970, apresentando um sol estilizado em vermelho, tornaram-se símbolos de eventos culturais de referência na cultura visual. A influência de Ikko Tanaka persiste no design contemporâneo, e as suas contribuições são celebradas tanto no Japão quanto mundialmente, marcando-o como uma figura significativa na história do design gráfico.
Japan Week LA 洛杉磯日本週海報, Ikko Tanaka (1987) |
TOMIN MANZAI CHINKONKA YUKI NINGYOZA | MASSATSU #1, Ikko Tanaka (1973) |
Amnesty International, Ikko Tanaka (1977) |
Nihon Buyo, Ikko Tanaka (1981) |
Ikko Tanaka combinou habilmente a estética modernista ocidental com a tradição japonesa para criar um estilo visual contemporâneo. Para além de identidades visuais, posters, desenvolveu tanto trabalhos corporativos como portfólio pessoal e artístico onde o seu uso de cores vivas e geometria funcional brilhava. A sua ingenuidade bem aplicada no uso da cor como participante ativo no design e das formas geométricas, remetendo à escola da Bauhaus fez com que se tornasse requisitado por marcas, entidades e trouxe um novo olhar sobre o que era então entendido sobre design japonês. Ao contrário das tendências mecânicas frequentemente associadas ao design modernista, a abordagem de Tanaka incorporava um toque lúdico e criativo.
Colaborou com diversas marcas, como por exemplo a Issey Miyake, onde a beleza formal do seu trabalho foi aproveitada e resultaram convulsões entre o design gráfico, o design de moda,
a cor e a forma, a pureza e o requinte. (1)
Sem comentários:
Enviar um comentário