segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Explorando a cor e a geometria através de Ikko Tanaka

Ikko Tanaka 
(田中 一光, Tanaka Ikkō)
    Ikko Tanaka 田中 一光, (1930–2002) foi um designer gráfico japonês internacionalmente reconhecido nascido em Nara, Japão, que desempenhou um papel crucial na formação da identidade visual do Japão pós-guerra. O seu trabalho é caracterizado por uma fusão de estética japonesa tradicional com princípios modernos de design. Recebeu imensos prémios, incluindo o Prémio de Design Mainichi e o Prémio da Academia do Japão, mas o legado de Tanaka vai além dos seus trabalhos individuais. Esteve também envolvido na educação, lecionando em instituições como a Escola de Design Kuwasawa e a Universidade de Artes de Musashino, e defendendo o design como uma força cultural e económica e um elemento crucial na construção de qualquer sociedade.

    O estilo que Tanaka desenvolveu ao longo do seu percurso como designer integrava a arte japonesa tradicional, principalmente a caligrafia com símbolos culturais, encontrando um equilíbrio entre a simplicidade e a sofisticação. Influenciado por filosofias de design japonesas e ocidentais, as suas criações, como o icónico poster para a Exposição Mundial de Osaka de 1970, apresentando um sol estilizado em vermelho, tornaram-se símbolos de eventos culturais de referência na cultura visual. A influência de Ikko Tanaka persiste no design contemporâneo, e as suas contribuições são celebradas tanto no Japão quanto mundialmente, marcando-o como uma figura significativa na história do design gráfico.

Japan Week LA 洛杉磯日本週海報, Ikko Tanaka (1987)


TOMIN MANZAI CHINKONKA YUKI NINGYOZAMASSATSU #1, Ikko Tanaka (1973)


Amnesty International, Ikko Tanaka (1977)

 

Nihon Buyo, Ikko Tanaka (1981)

    Ikko Tanaka combinou habilmente a estética modernista ocidental com a tradição japonesa para criar um estilo visual contemporâneo. Para além de identidades visuais, posters, desenvolveu tanto trabalhos corporativos como portfólio pessoal e artístico onde o seu uso de cores vivas e geometria funcional brilhava. A sua ingenuidade bem aplicada no uso da cor como participante ativo no design e das formas geométricas, remetendo à escola da Bauhaus fez com que se tornasse requisitado por marcas, entidades e trouxe um novo olhar sobre o que era então entendido sobre design japonês. Ao contrário das tendências mecânicas frequentemente associadas ao design modernista, a abordagem de Tanaka incorporava um toque lúdico e criativo.
    Colaborou com diversas marcas, como por exemplo a Issey Miyake, onde a beleza formal do seu trabalho foi aproveitada e resultaram convulsões entre o design gráfico, o design de moda,
a cor e a forma, a pureza e o requinte. (1)

  • Communication & Print, Ikko Tanaka (1991)
(1)

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