quarta-feira, 8 de novembro de 2023

1# Pré-livros

 1# - Pré-livros 

 

a criança que é exposta 
à livros que geram 
aborrecimentos, se tornará 
muito provavelmente 
num adulto que 
não gosta de ler.” 

Bruno Munari 
“Das coisas nascem coisas” 

 

Os “Pré-livros” foram criados entre 1949 e 1952, e consistem numa série de 12 pequenos livros quadrados, de 10×10 cm, cada um com um tipo de encadernação, material e acabamento diferente. 

São livros sem palavras, que comunicam pelas imagens, pela linha de algodão que atravessa as páginas, pelos recortes e pelos materiais tais como a madeira, fel- tro, plástico, papel fino, papel grosso, livro transparente ou livro opaco. Todos esses materiais foram usados para aumentar o estímulo sensorial, o tacto, o olfacto, a audição; para além daquilo que habitualmente é explorado apenas com o estímulo visual. 

 



Pré-livros   |. Bruno Munari, 1850  

https://www.flickr.com/photos/officinacreativa/sets/72157603321794219/

 

 

Ao realizar essa colecção de livros, Munari pretendia que as crianças, ao interagir com esse material, aprendessem a “ler” as mensagens através das formas e texturas. 



 


 




https://www.ebay.ph/itm/314424196649?hash=item4935247e29:g:3pcAAOSw1qhj70rq

 



Os “Pré-livros” cabem na mão dos leitores mais pequenos, proporcionando estí- mulos variados (macio, duro, liso, rugoso, etc...), de forma a estimular a imaginação, cada página é um descoberta. O próprio Munari dizia que os livros deveriam estar cheios de surpresas, visto que a surpresa é igual ao conhecimento pela descoberta. 

Nesses pequenos livros feitos com diferentes tipos de materiais temos: um livro com ilusões de óptica, um com aventuras tácteis, um geométrico, um sobre ginás- tica, um de história natural, um de filosofia, uma história de amor, um com as cores do arco-íris, um livro transparente, um livro macio e um de ficção científica. 

 

A partir de formas simples e a mistura de materiais num único objeto, Munari cria projetos ilustrados de forma poetica. Ele não procura com estes poemas visuais dar respostas, mas sim acionar no receptor possibilidades, ou seja, a realidade é uma fonte de possibilidades infinitas. 



BIOGRAFIA

Munari, Bruno (1982) “Das Coisas Nascem Coisas”, Lx, Edições 70

Brandão, Lucas - “Bruno Munari, um dos principais nomes na teoria e prática do design”. Comunidade Cultura e Arte. [Em linha]. 2017. [Consult. a 10.12.2017]. Disponível em: https://www.comunidadeculturaearte.com/bruno-munari-um-dos- -principais-nomes-na-teoria-e-pratica-do-design/

Sem comentários:

Enviar um comentário