quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

The Wrong - New Digital Art Biennale

The Wrong – New Digital Art Biennale

1 de Novembro 2015 a 31 de Janeiro 2016

The Wrong é actualmente a maior exposição de arte digital e ocorre principalmente online usando como ponto central o seu site thewrong.org, que se dívide em pavilhões virtuais curados por artístas convidados ou auto-propostos e embaixadas, locais fisicos localizados em vários pontos do planeta que paralelamente apresentam peças, performances, conversas e outros durante o periodo desta bienal.

No trabalho complexo de tentar organizar sem enclausurar as obras dos já mais de mil artistas participantes, o design do site talvez não faça o melhor trabalho para que o visitante não se sinta perdido, mas passeando um pouco pelo site, lendo as informações sobre as várias secções, é possivel perceber a forma como a exposição está organizada, assume-se que será quase impossivel ver tudo e começamos a ver peças.

Na secção Directory do site principal da exposição, poderemos ver uma lista dos pavilhões (à data estão 57 listados, mas somos informados, no final desta lista e na página principal do thewrong.org que o conteúdo está ainda a ser actualizado e que vai sendo carregado diariamente ao longo dos 90 dias da bienal), enquanto que na secção Agenda se pode consultar os eventos programados para as embaixadas.

A intenção do seu organizador, David Quiles Guillo, é que esta exposição seja o mais abrangente e livre possivel, permitindo que qualquer pessoa se possa propor como curador ou como artista até ao ultimo dia da bienal, tal como disse numa entrevista ao Art FCity: “Sou eu que selecciono as pessoas para os pavilhões, por isso, antes de dizer que sim, faço a minha pesquisa. Confirmo que não é só um brincalhão, e mesmo que seja talvez consideremos inclui-lo. O que é realmente bom quanto a organizar um evento online é que temos bastante flexibilidade. Podemos aceitar pessoas até ao ultimo minuto.” (disponível em: http://artfcity.com/2015/10/29/launching-the-largest-digital-biennale-in-the-world-on-shoestring-budget-an-interview-with-david-quiles-guillo/, tradução nossa).

Existem também, na secção Tour, o que se poderá chamar de visitas guiadas virtuais que ajudam a visitar obras sem ter de se perder pelos labirintos dos pavilhões e destaques. Estas visitas guiadas, são alteradas semanalmente e têm a duração prevista de 5 minutos, levando-nos automaticamente para o site de cada obra pela ordem estabelecida pelo curador da visita. Aconselho que se use a opção de se interromper a contagem, no canto superior direito, antes que passe para outra peça pois em todas as que visitei, o tempo dado era insuficiente.

Destaco alguns trabalhos da visita guiada proposta no dia 13 de Dezembro (e prolongada até dia 30), dedicada particularmente a obras em video:


Anatta, 2014, DELEV, Victor e GRUBERSKA, Joanna

Neste vídeo uma bailarina performa interactivamente com uma projecção. Segundo a descrição da peça, o sistema reage aos movimentos da bailarina mas também esta ultima reage ao movimentos da projecção fazendo com que seja criado um jogo de acções e reacções que não se percebem exactamente em que direcção estão a fluir.
As composições entre branco e preto, luz e sombra, tanto da projecção video como da própria bailarina que está vestida de branco e de sombras fortemente vincadas pela luz da projecção, adicionam mais ainda a esta união ou mistura entre o movimento do corpo humano e a reprodução de movimento de um sistema digital tornando-os quase um só.



You were fed by buzz and it was fed by you. But the buzz was insatiable, 2015, COLINA PEREZ, Maria


Este video parte de uma frase de Ray Bradbury: “You can get people to swallow anything at all by intensifying the details”. Partindo desta frase podemos ler no livro The Vision Machine (VIRILIO, Paul. Londres: British Film Institute; Bloomington: Indiana University Press, 1994. ISBN 0-AS17D-L4L45-X. p.65) de que tal como os voyeurs apenas se prendem aos detalhes mais sugestivos, parecem ser apenas os detalhes mais intensivos, ou a própria intensidade da mensagem que contam actualmente deixando tudo o resto para segundo ou terceiro plano. Assim, partindo da ideia de que actualmente a intensidade é o valor máximo para o maior ou menor interesse de algo, a autora desta obra Maria Colina Perez, cria um vídeo bastante saturado de imagem, cor e movimento, com bastante ruído visual, sem no entanto se tornar demasiado agressivo ao que a isso ajuda bastante a nota musical continua e a curta duração da obra, de forma a criar um estado quase hipnotico de fascinação no qual, segundo a artista, a mente fica menos propícia a criticismo.


Google01 - And we danced, 2014, RODRIGUEZ, Borja

Nesta obra o autor usa o motor de busca da Google, mais concretamente a sua função de previsão instantanea onde o site sugere completar os nossos termos de pesquisa partindo de uma base de dados com as pesquisas mais utilizadas.Isto é, quando se escreve algo no motor de busca da Google este sugere completar o que estamos a escrever com o que a maior parte das pessoas escreveram quando usaram termos idênticos.
A obra começa então com uma imagem do motor de busca e é escrita a frase “Eu tenho anos e” à qual é depois acrescentada a idade começando com “Eu tenho 10 anos e” até aos 80 anos. Através deste exercício simples, conseguimos vislumbrar quais são as questões mais comuns (porque mais procuradas no motor de busca) que a maioria das pessoas que usam internet se colocam, percebendo, como diz a descrição da obra, “abstracções desconcertantes, verdades, falacias, desejos e medos sobre todos nós”.


Vitreous, 2015, SEIDEL, Robert

A descrição desta obra diz-nos que o que vemos são 9 esculturas virtuais que resultam de instalações experimentais de objectos digitais tridimensionais. O tratamento dado aos objectos faz com que estes pareçam manchas de tinta suspensas que interagem como imans liquidos que se atraem ou repelem e deformam uns aos outros sendo estimulados por curto-circuitos invisiveis que os mantêm em movimento.


Em jeito de conclusão, para o caso de terem ficado interessados em ler mais sobre esta exposição, deixo alguns links de artigos interessantes:

http://thecreatorsproject.vice.com/blog/the-best-of-the-net-comes-together

https://rhizome.org/editorial/2015/dec/01/the-wrong-biennale-review/

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