segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

FONT - REMIX

Atualmente, a tipografia aparenta ser a única área em que os designers se parecem interessados ​​em ser mais experimentais e “criativos”, estando disposto a desafiar os limites da legibilidade e da forma. Com o, cada vez maior, avanço tecnológico, não é surpresa nenhuma que novas técnicas estejam a começar a levar estas práticas ainda mais longe. E o Font-Remix, um projeto experimental projetado e codificado por Lorraine Li, é um exemplo dessa inovação técnica no type design.

    Font-Remix passa então por uma ferramenta que permite juntar duas fontes distintas, mostrando, deste modo, como a tecnologia (código) pode ajudar a diversificar e a expandir a “biblioteca de type-design”.

    Lorraine explica: "São criadas fontes a partir de caminhos vetoriais (vector paths) de duas fontes existentes, podendo ser descarregadas como um arquivo opentype. Os utilizadores têm então a possibilidade de personalizar o resultado selecionando duas fontes do menu disponibilizado, ou fazendo upload de outras fontes que tenham no computador, de seguida, escolhem entre as diferentes grelhas facultadas uma, podendo finalmente combinar os formatos das letras das duas fontes selecionadas."


Raleway-Black + Minipax-Regular

Terminal-Grotesque + Raleway-Medium

Raleway-Black + Barlow-Bold

Archivo-Bold + Daubenton


Terminal-Grotesque + Barlow-Light

Solide_Mirage-Etroit + Archivo-Regular


    O interesse de Lorraine em experimentar código veio antes do design. 


"Nunca fui boa com comunicação verbal, então fiquei fascinada pela ideia de que a comunicação pode acontecer de forma visual, de forma menos linear."


    Foi esta reflexão que a levou a explorar “as possibilidades que a programação pode trazer às expressões do design gráfico”.

    Apesar de ser uma ferramenta relativamente recente, a Font-Remix já foi utilizada em diversos projetos. Nomeadamente, na criação de uma fonte inspirada numa capa do Grishman-Ryce Duo de 1959 desenhada por Robert Brownjohn, proposta por Jonathan Maghen da Primary Foundry. 


"Usar o Font-Remix como ferramenta de produção foi algo que eu não esperava operar, necessariamente, o que o tornou ainda mais interessante para mim", diz Lorraine. 



  Robert Brownjohn Font

  Robert Brownjohn Font

  Robert Brownjohn Font

    A fonte demonstra perfeitamente a capacidade da ferramenta de unir com sucesso o clássico e o contemporâneo – está disponível no Primary Foundry.

    Inicialmente, o projeto Font-Remix começou simplesmente como um meio de pesquisa, pronto a ser desenvolvido. Contudo, após ter sido utilizado em vários projetos e ter recebido feedback positivo de outros code-designers. A ferramenta provou, mais que, a sua funcionalidade e as interessantes possibilidades que permite. Agora, Lorraine dedica-se a explorar ainda mais o potencial das ferramentas de design alternativas, procurando um novo papel no mundo do design cada vez mais focado no digital. 


"As much as every graphic form has been created before, I do take pleasure in attempting to create things that feel new.”


Sem comentários:

Enviar um comentário