segunda-feira, 6 de junho de 2022

Casa-Estúdio Carlos Relvas

 Carlos Relvas, lavrador, cavaleiro, criador de cavalos, músico, inventor e amante da fotografia, natural da ilustre Vila da Golegã, era uma das personalidades mais ilustres da sua época.


Filho de famílias abastadas, entre 1871 e 1875 manda construir este edifício. Este apresenta características únicas mundialmente, tais como, o facto de ter sido construída de raiz, como monumento aos precursores da fotografia e com o objetivo exclusivo de acolher um laboratório e estúdio dedicado especialmente ao desenvolvimento desta arte. Relvas teve a oportunidade de criar um local de excelência para a revelação dos seus negativos e ensaio dos novos métodos daquela disciplina científica e tecnológica.



No meio de um jardim romântico bem típico do século XIX, a Casa-Estúdio é um monumento expressivo da arquitetura do ferro com 33 toneladas de ferro fundido. O revivalismo de estilos, como o gótico e o mourisco que marcavam a época é evidenciado pela decoração e simbolismo emprestado a construção.

A fachada principal, ladeada de dois “baptistérios”, ostenta um pórtico decorado com uma baixo relevo de um cavalo marinho, por cima um janelão-varanda rodeado pois dois bustos dos pioneiros da fotografia Niépce e Daguerre. Por cima um óculo rosáceo, onde se juntam as alas laterais com figuras de anjos segurando câmaras fotográficas.


Assim que entramos na casa encontramos à direita a laboratório escuro, aqui era onde a magia acontecia. Utilizando uma solução de colódio sobre uma placa de vidro que permitia a estampagem da fotografia captada. Mais à frente o laboratório claro, onde hoje é exibido em pequeno filme de 10 minutos sobre a sua vida e obra. Carlos Relvas foi casado com Margarida, e pai de quatro filhos. Margarida era uma mulher muito querida pelo povo da vila, ligada a várias causas nobres o que ajudou em parte na ligação de Carlos com várias pessoas de classe baixa que ele ambicionava fotografar. Após 1 ano da morte precoce de Margarida, Relvas volta a casar o que gera um grande conflito familiar com o seu filho mais velho José Relvas, que o expulsa da casa de Alpiarça e o obriga a ocupar o estúdio de fotografia também como casa. Mariana a sua nova esposa, era da faixa etária do seu filho José e ao contrário de Margarida, esta enquanto Carlos viajava pelo mundo praticando a fotografia Mariana em vez de permanecer em casa, viajava muitas vezes para fazer compras em Paris.




Paralelamente uma sala onde estão expostos alguns dos desenhos do seu amigo arquiteto que projetou a construção do edifício, fotografias tiradas por Carlos e os vários diplomas premiativos dos seus trabalhos fotográficos.

No fim deste piso a sala de espera, o camarim, onde quem iria ser fotografado se preparava e maquilhava antes de subir para o piso superior onde seriam fotografados. Ao fundo uma escada em caracol de madeira proveniente de Itália, mandada fazer de propósito para a casa, com escadas largas para as damas passarem com os seus grandes vestidos. Porém apesar de fotografar personagens ilustres como Rei Dom Carlos e a rainha Dona Amélia, Carlos fotografava muitos mendigos, mulheres ciganas e crianças pobres e estes não passavam por esta sala dentro da casa, entravam pelas escadas laterais do lado de fora da casa diretamente para o estúdio.

Por fim na nave superior, a razão desta casa ser tão emblemática. De cobertura e paredes envidraçadas, entre ferros trabalhados de forma eximia, encontra-se o magnifico estúdio onde a entrada de luz natural permanece durante todo o dia possibilitando a arte de fotografar, esta era regulada através de panos brancos controlados por mecanismos de fios e roldanas. Em exposição alguns dos mecanismos e acessórios fotográficos muito avançados para a altura. E ao fundo uma pequena sala, onde seria o seu escritório, onde planeava os cenários e inovações para as fotografias.



Do seu estúdio, o anfitrião Carlos Relvas e os seus convidados podiam avistar a monumental matriz, bem como a vasta e emblemática planície agrícola, rasgada pela então Estrada Real que unia Lisboa ao Porto e que constituiu um dos fatores de desenvolvimento e progresso da Golegã da época.

Após a morte de Carlos, devido a um acidente a sua esposa Mariana cumpre um dos seus desejos, e doa o estúdio à Câmara Municipal da vila onde permanece até hoje. Esta é sem dúvida uma viagem no tempo, até ao século XIX a não perder nos dias de hoje.

Reportágem rtp:

https://www.facebook.com/Casa-Est%C3%BAdio-Carlos-Relvas-469009403205156/videos/1125003181382733

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