segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Forma Transmissora // "Truth Games" de Sue Williamson

O texto (transmissor da mensagem) vem sempre primeiro que a forma (suporte da mensagem), mas há casos em que a forma é não só suporte como transmissora da mensagem. Truth Games de Sue Williamson é um desses casos.

Williamson dá uso ao conteúdo das páginas de uma brochura turística de 1936 para deturpar e expor a sua mensagem colonialista. Apesar de o seu texto ser o ponto de partida para toda a composição, tudo o que as rodeia é que transmite a verdadeira mensagem. Estas páginas são aprisionadas como as criaturas alienadas que as pessoas nas suas próprias fotografias eram vistas.








Apesar de algum texto (retirado diretamente da brochura) fazer parte destas páginas, este está presente mais como reforço da mensagem. Na verdade, é a composição de ferro, arame farpado, correntes, rede ou fivela (composição de objetos) que cria a distância entre observador e sujeitos fotografados; refletindo não só a distância com que o texto se refere aos mesmos, mas também o quão perigoso é esta mentalidade colonialista (a mensagem).


Esta ideia de forma como transmissora de mensagem merece ser explorada mais vezes, em especial em objetos quotidiano, mas não necessariamente como único transmissor - o texto não deixa de ser importante para a compreensão total do objeto (quer na obra de Williamson como em qualquer outro).


Sem comentários:

Enviar um comentário