Seguindo um pouco a linha de raciocínio do Paulo Lourenço, a pintura é um
universo multidisciplinar onde “vale quase tudo”, em que podemos cruzar vários
médios e várias tecnologias. Foi através desta ideia que, o Paulo concebeu todo
o seu projeto de mestrado, isto é, desenvolveu as suas obras no mestrado de
Pintura, mas a partir de projetos feitos em serigrafia. A gravura é também
trabalhada por ele através de um caracter instalativo, assumindo assim um corpo
tridimensional.
Por outro lado, o Paulo desenvolveu um projeto através da serigrafia, em
que a partir da multiplicação das impressões, a imagem começa-se a destacar do
suporte que lhe serve de base, isto quer dizer que se consegue produzir uma
serigrafia com carácter de baixo-relevo, conferindo assim aos trabalhos
atributos e especificidades que os instalam no território da
tridimensionalidade.
Como resultado da técnica referida, Paulo Lourenço desenvolveu assim o seu
livro de artista, que, e agora citando o artista, “faz parte de uma pesquisa
que tem sido desenvolvida ao longo da última década. O entrosamento de imagens
gráficas e a utilização da «palavra» como base para a criação de objetos
artísticos, recorrendo a diferentes tecnologias para a sua materialização.”
Denominado por Palavras Imprecisas, ele dá corpo ao seu livro de artista, tão
rico no que toca ao mar de letras apresentado e que nos remete para o mundo
tipográfico. Uma vez questionado ao próprio Paulo Lourenço acerca da fonte de
texto utilizada, este respondeu sem certezas, mas apontou que deveria ser entre
a fonte tipográfica Bodoni ou Times New Roman Bold.
Achei
pertinente compartilhar este objeto/livro de artista, pois antes de mais pela
composição das serigrafias, que nos aproxima do design gráfico, diria até mais
da tipografia, e pela inovação do processo de concretização das mesmas. Há
sempre espaço para inovar, mesmo quando algo parece apenas ter um caminho já
traçado na maneira como deve ser realizado, neste caso a serigrafia, que apesar
de se manter bidimensional (característica predominante), o Paulo consegue
dar-lhe uma força maior, dando destaque à palavra, às letras que passam a ser o
foco, transcendendo à simples técnica de gravura.
Para ver mais trabalhos
do Paulo:
Instagram: @paulourencos
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