A utilização de dados enquanto recurso criativo tem vindo a ganhar espaço nos últimos anos, com projetos desenvolvidos através da representação visual dos mesmos associados ao design de informação.
Esta possibilidade de registar data, de colecionar informação do mundo, está sob o olhar atento de duas designers, que exploram esta ferramenta nos seus trabalhos. Numa tentativa de colaboração e com o intuito de se conhecerem uma à outra, Giorgia Lupi e Stefanie Posavec, iniciaram o projeto ‘Dear Data’ em 2014, com a duração de um ano. Estando a residir em sítios diferentes, uma em Nova Iorque e a outra em Londres, respetivamente, o projeto desenvolveu-se à distância. Este consistia na correspondência semanal de um postal com data representada visualmente, por um desenho analógico, sobre observações retiradas nesses sete dias. Com o desenvolvimento do projeto expandiram para um outro formato - o livro.
De modo a responderem à questão semanal predefinida por ambas, começavam por realizar um levantamento e registo de dados pessoais através da investigação de aspetos das suas rotinas, das suas relações interpessoais e da própria maneira de ser e estar. Esta procura de quantificar os aspetos do dia-a-dia, quase como um inquérito semanal, permitiu uma representação visual destes valores e a organização destes perante uma certa ordem ou padrão.
O registo, com o passar do tempo, levou-as a descobrir traços de personalidade e proporcionou-lhes uma oportunidade de refletir sobre o seu próprio comportamento. Estes exercícios, de análises de ambientes e vivências, fomentaram o nível de atenção e de detalhe. Para Stefanie Posavec, “the data…should be seen as a starting point for questioning and understanding the world around us.”
A leitura e compreensão das cartas era feita a partir das descrições na parte de trás das mesmas, contendo a ´tradução´ dos desenhos e as explicações das escolhas visuais. Para além disto, a materialidade dos objetos muitas vezes foi comprometida pela utilização do correio, apresentando marcas físicas da viagem e alterações no próprio desenho.
Este projeto demonstra como o levantamento e análise de dados pessoais poderá ser um ponto de partida para uma conversa, para o desenvolvimento das relações humanas e de uma nova perspetiva no design.
Fig. 1 - 4: Giorgia Lupi e Stefanie Posavec, ‘Dear Data’, 2015
Site do projeto e conteúdos:
http://www.dear-data.com/theproject
https://www.youtube.com/watch?v=iqaVe1MCTlA&t=32s
Sem comentários:
Enviar um comentário