domingo, 5 de junho de 2022

Retratos com história

No dia mundial da criança, 1 de junho, mais uma vez Leiria recebe a feira do livro. Este ano o município de Leiria decidiu homenagear a autora Alice Vieira, com uma exposição sobre a sua vida e obra. Na cidade podemos contar com a sua presença para a abertura da feira, assim como a inauguração da exposição de fotografia com curadoria de Nélson Mateus.

Ao entrarmos na sala de exposição, entramos sem grande acolhimento ao público, somos lançados numa sala com apenas imagens. A falta de legendas das fotografias deixa-nos apenas a nossa própria observação como ferramenta para o entendimento das mesmas. É uma exposição baseada no olhar atento do observador e tem como intuito partilhar um pouco da vida da autora.




Reconheço a falta de legendas como sendo um fator deveras interessante pois puxa pelo observador, pelo seu olhar, pela sua atenção, pela sua interpretação das fotografias à sua frente. No entanto, reconheço a necessidade de uma pequena identificação, descrição dos acontecimentos ou indicação da data das fotografias apresentadas, seria interessante para obter uma melhor noção temporal dos acontecimentos. Mesmo sem saber as datas, acompanhamos o crescimento da autora tendo presentes vários momentos marcantes na vida da mesma. 

As fotos estão divididas em painéis, numa disposição harmoniosa e equilibrada que faz os nossos olhos viajarem pelas várias imagens juntas. Por sua vez, esses painéis são possíveis de ser divididos por diversos momentos, alguns dos painéis retratam a infância da autora, outros mostram a sua vertente familiar, há dois grupos de painéis sobre a sua carreira, um enquanto jornalista e outro enquanto escritora, alguns momentos das suas condecorações e alguns retratos da sua velhice.



Os painéis com os conjuntos de fotografias são-nos apresentados em preto e branco, dessa forma a linguagem gráfica mantém-se ao longo do crescimento da autora, minimizando as diferenças das fotografias mais antigas e das fotografias mais recentes. Apesar da exposição ser-nos visualmente apresentada a preto e branco, há alguns conjuntos de imagens que interrompem essa linguagem gráfica mantendo as suas cores originais. 

Em destaque estão algumas fotografias fora destes conjuntos que são apresentadas individualmente, com as suas cores originais e uma maior dimensão. Estas fotografias são os retratos atuais da autora, são as fotografias que mais conquistam o olhar devido à expressão sorridente e feliz de Alice Vieira.

 



Devo destacar o painel colorido, que atrai logo o olhar do observador ao entrar devido ao seu grafismo. É uma linha temporal do lançamento dos seus diversos livros, deixando-nos conhecer o seu trabalho. É de leitura pois esta obra foi feita com fotografias das capas dos seus livros, o conjunto de fotografias é da autoria de Sandra Ventura.




 Esta exposição tem como objetivo destacar e valorizar a velhice e a sua beleza, assim como homenagear as personalidades que contribuíram para a nossa cultura. Vem por esta forma recordar e partilhar momentos da vida e obra da autora, com especial ênfase no seus momentos de velhice, sempre retratados de forma bela e real.


Sem comentários:

Enviar um comentário