Atelier-Museu
Júlio Pomar
Curadoria de Sara
Antónia Matos
De 8.10.2015 a 21.02.2016
Estreou no passado dia 8 de
Outubro no Museu e Atelier Júlio Pomar a exposição intitulada “Júlio Pomar e
Rui Chafes: Desenhar”. Esta exposição tem a curadoria de Sara Antónia Matos, e
surge da vontade de cruzar os trabalhos de Júlio Pomar com outros autores,
neste caso, Rui Chafes. Esta será a primeira de muitas exposições a realizar
com o objectivo de relacionar a obra de Júlio Pomar com obras de artistas
contemporâneos.
Fig. 1 - Rui Chafes, As tuas mãos, 1998-2013, Ferro. |
O objectivo materializa-se no
espaço, os dois artistas utilizam o desenho para alcançar, através de linhas
negras de carvão ou de ferro tridimensionais, figuras que nos remetem inequivocamente para uma dança sexual. Quando entramos no museu deparamo-nos
imediatamente com a instalação que compõe o espaço do piso inferior, falamos
claro das esculturas de Rui Chafes intituladas “As tuas mãos" (fig. 1 e 2). Ao
olhar para essas esculturas pela primeira vez encontramos alguma semelhança a
aves ou outro animal voador, no entanto, a abstracção presente no objecto
deixa-nos sem referências concretas, mas assumimos a vontade do artista para a
desconstrução da figura. Rui Chafes tem nos habituado com esculturas suspensas
e tons negros, aqui não é excepção; estas esculturas são suspensas por cabos de
aço e repousam perfeitamente no meio da sala, juntamente com os desenhos de
Júlio Pomar intitulados “Étreinte” que cobrem a parede lateral esquerda (fig. 3 e 4).
Fig. 2 - Rui Chafes, As tuas mãos, 1998-2013, Ferro. |
Durante as últimas quatro
décadas, Júlio Pomar tem se vindo a afastar do que é o movimento neorrealista e
abraçado uma grande variedade de universos temáticos, desde a mitologia,
alusões literárias, e o tema que está presente nesta exposição: o erotismo sexual. Os desenhos expostos
na parede mostram duas figuras ligadas sexualmente de uma forma tão abstracta e
num traço tão livre que quando vistas de perto perdemos totalmente o referencial (fig. 3).
Por outro lado, quando vistas à distância, conseguimos contemplar aquelas
figuras que dançam e a capacidade técnica do autor. Os desenhos de Júlio Pomar
confundem-se no espaço com as esculturas de Rui Chafes, sendo denunciadas
somente pelos materiais construtivos.
Fig. 3 - Júlio Pomar, Étreinte, 1976-1979, Materiais diversos. |
Passando para o primeiro piso, aí,
pode encontrar-se mais duas obras de Rui Chafes, uma série de esculturas mais
antigas do autor do ano de 1989, intituladas “O corpo não entra” (fig. 4) fechadas num
expositor, (lamentavelmente com as legendas colocadas num local aleatório e
afastadas da obra visto na fig.5). As peças são feitas com massa “Fimo”, uma pasta moldável e assemelham-se
a animais marinhos, órgãos sexuais femininos e algumas formas botânicas. São
essencialmente peças de pequenas dimensões.
Fig. 4 - Rui Chafes, O corpo não entra, 1989, Fimo. |
Mais à frente, encontra-se uma
série de desenhos de Júlio Pomar sem título que datam dos anos 60 e foram
realizados no Algarve numa casa que teria uma figueira que serviu de inspiração
ao autor. Estes desenhos apresentam linhas abstractas num traço espontâneo e
firme (fig.6).
Fig. 6 - Júlio Pomar, Sem título, (Desenhos do caderno de figueiras), Década de 60, Tinta permanente. |
Com o título “Penugem”, apresentam-se
as esculturas mais recentes feitas em ferro para integrar esta propositadamente esta exposição. Essas
obras têm formas abstratas de cariz futurista, podendo ser vistas na figura
abaixo (Fig.7).
Fig. 7 - Rui Chafes, Penugem, 2015, Ferro. |
Comparativamente com as
esculturas expostas na sala do rés-do-chão, estas apresentam alguns aspectos
técnicos menos conseguidos ao nível do acabamento, algo que o artista não nos
habitou e que sabemos que não é comum acontecer. Por outro lado, as formas de
Rui Chafes são uma mistura entre o orgânico e o racional, e em certa medida como
já referido futuristas (fig.8).
Fig. 8 - Rui Chafes, Penugem, 2015, Ferro. Pormenor da obra. |
Existem algumas pontas soltas
nesta exposição: falamos do espaço em si, ao tentar ser aproveitado ao máximo,
expondo alguns desenhos de Júlio Pomar num vão de escadas que dá acesso ao
primeiro piso e algumas falhas em relação à colocação das legendas (fig.5, 9 e 10 ). Compreende-se
que o espaço não foi pensado para ser um museu, na verdade foi reabilitado para
ter uma nova vida e dar lugar ao museu, mas alguns espaços mostram-se medíocres na tentativa expositiva.
Fig. 5 - À esquerda, Pormenor das legendas na berma das escadas. Fig. 9 - À direita, Desenhos de Júlio Pomar, Estudos de nu, Sem data. |
Pormenor da colocação das legendas referentes às obras, As tuas mãos e Étreinte de Rui Chafes e Júlio Pomar ao lado de uma janela. |
Apesar de alguns aspectos
técnicos e de leitura menos concebidos em parte devido ao espaço, a exposição
consagrou o cruzamento de duas formas artísticas de dois artistas diferentes
através das linhas do desenho e da escultura. Mais uma vez é de salientar que
as duas linguagens técnicas de ambos os autores casam acertadamente, lamentando
o facto de não existir mais obras de Júlio Pomar para além dos seus desenhos e
estudos. No entanto, é sem dúvida uma a
exposição a visitar e a observar com atenção, esperando que a próxima se
apresente com mais rigor expositivo face aos detalhes técnicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário